Tubos LED como substitutos energeticamente eficientes da T8 para a TENTE Rollen GmbH

Wermelskirchen, Alemanha, Europa, 2014

Área de aplicação: Indústria

Aplicação secundária: Fábricas

Tecnologia: LED, tubos LED


Resumo do projeto

A TENTE é o maior fabricante de rodas para aplicações industriais, mobiliário, camas de hospital e carrinhos, com filiais e escritórios por todo o globo. A tecnologia LED inovadora da OSRAM assegura que tudo funcione sem problemas em termos de iluminação nas instalações de produção da subsidiária alemã TENTE-ROLLEN GmbH em Wermelskirchen. Os 1200 tubos LED SubstiTUBE que substituem as anteriores lâmpadas fluorescentes T8 proporcionam poupanças de energia anuais de quase 50%.


Descrição do projeto

Como uma empresa alicerçada na inovação e viabilidade para o futuro, a TENTE também pretendia definir novos padrões na iluminação. Tal inclui a atualização consistente do sistema de lâmpadas florescentes existente na fábrica de produção principal em Wermelskirchen, Alemanha.


Objetivos do projeto: eficiência energética, um fabricante conhecido e o financiamento de tecnologia

A nova solução devia preencher os seguintes critérios: uma eficiência energética elevada, um fabricante conceituado e uma tecnologia elegível para financiamento. Além de elevadas poupanças de energia, uma vida útil longa era particularmente importante para a TENTE. Eram esperados ciclos de manutenção mais longos para deixar eletricistas disponíveis para a manutenção extremamente importante da maquinaria de produção da própria TENTE.


Sucesso alcançado em todos os objetivos: solução de iluminação eficiente com os tubos LED da OSRAM

A empresa optou pela última geração de tubos LED SubstiTUBE Advanced da OSRAM. A tecnologia LED moderna oferece o maior potencial no que diz respeito à eficiência, vida útil longa, economia e qualidade da luz, com a definição de novos padrões pela OSRAM com as suas soluções LED inovadoras, uma vez atrás da outra. Outros fatores foram a excecional relação preço/desempenho, a garantia única da OSRAM e um serviço e aconselhamento muito pessoais e acessíveis.


6500 kelvin em vez de 4000 kelvin para um maior bem-estar no local de trabalho

A maioria dos tubos fluorescentes utilizados nas áreas de produção da TENTE até então possuíam uma luz de cor 840, possuindo apenas algumas delas uma luz de cor 865. Foi determinado, no entanto, que os funcionários se sentiam mais bem adaptados e confortáveis com uma temperatura de cor superior de 6500 kelvin em vez de 4000 kelvin. Estes tinham também a impressão de que esta era mais brilhante. É por essa razão que a empresa optou por uma luz de cor 865 para os 1200 novos tubos LED da OSRAM.


SubstiTUBE Advanced como uma alternativa excecional

Os tubos SubstiTUBE Advanced são a alternativa perfeita às lâmpadas florescentes T8 convencionais em luminárias com CCG. São brilhantes, robustas e duradouras, providenciam uma iluminação muito homogénea e permitem uma substituição de lâmpada simples, rápida e segura sem a colocação de novos fios. As atualizações na iluminação são sempre realizadas em secções completas das áreas de produção, principalmente durante a operação, para que o tempo de inatividade e as restrições à produção sejam reduzidas ao mínimo.


O período de retorno é inferior a dois anos e as poupanças de energia são de cerca de 55 000 euros por ano

O financiamento solicitado para a mudança para a tecnologia LED foi concedido. Para operações de 2 e 3 turnos, a atualização já tinha sido concluída. A operação de 1 turno ainda irá ser efetuada. Até ao momento, só a iluminação era responsável por aproximadamente 20% do consumo energético da TENTE, mas os primeiros meses já trouxeram consideráveis poupanças. O período de amortização é de cerca de 1,6 anos e as poupanças de energia são de à volta de 55 000 euros por ano.


Os funcionários consideram a luz LED agradável

As tecnologias LED de alta qualidade tais como as da OSRAM já alcançaram e inclusive ultrapassaram as tecnologias de iluminação convencionais. Tal é evidente não só pela sua eficiência energética, mas também pela sua qualidade de luz. Um inquérito aos funcionários mostrou que estes nem sabiam que as novas lâmpadas eram tubos LED. Não conseguiam notar a diferença.