Solução de iluminação sofisticada para a loja de roupa Mexx

Países Baixos, Europa, 2012

Área de aplicação: Loja

Aplicação secundária: Boutiques

Tecnologia: Dispositivos de controlo eletrónico, lâmpadas de descarga de alta intensidade


Em revista:

  • Conceito de iluminação adaptável e sofisticado para gama de moda empresarial
  • Combinação perfeita que abrange projetores, luminárias, lâmpadas e dispositivos de controlo eletrónico
  • Retorno rápido sobre o investimento - vendas na área metropolitanas de até 25%
  • Poupanças económicas através da eficiência energética e uma vida útil longa
  • Até 10% de aumento da eficiência luminosa

O desafio: Dar um toque cosmopolita

A empresa de estilo de vida internacional Mexx vende roupa e acessórios para homens, mulheres, adolescentes e crianças em mais de 65 países à volta do mundo. A marca é sinónimo de otimismo, independência, inspiração e "joie de vivre" - valores que são todos refletidos na gama casual metropolitana da empresa. Há muitos anos atrás, a Mexx alargou a sua gama de forma a incluir a moda empresarial e, como resultado, começou a modificar a decoração e iluminações nas secções das suas lojas. Em sintonia com o estilo e perceção formal do vestuário empresarial, a empresa optou por um estilo "townhouse", combinando molduras de madeira branca em tetos e paredes com mobiliário antigo e brilhante, para criar uma atmosfera elegante, mas ainda assim cosmopolita. De formar a acrescentar o toque final a este visual, a Mexx pretendia um conceito de iluminação perfeito - um que refletisse a elegância moderna da sua nova gama, fizesse os clientes sentir-se em casa e apresentasse os produtos com a melhor luz possível. Isto significava atingir o equilíbrio certo entra a iluminação geral e a iluminação de destaque.


A solução: Iluminação flexível que preenche todos os requisitos

A Mexx abriu as primeiras lojas com áreas "townhouse" em Amesterdão e Den Bosch nos Países Baixos, na primavera de 2012. A loja Den Bosch encontra-se localizada num cinema antigo. Aqui, os designers instalaram uplights Cyl Vario equipados com lâmpadas LED OSRAM na parte superior das colunas, de forma a iluminar o teto. Foram instalados uma série de projetores para assegurar que a roupa possa ser iluminada de forma ideal a partir de qualquer ângulo. A equipa de iluminação escolheu invólucros negros para a atmosfera austera na área de roupa para homem, enquanto foi utilizada uma cor branca mais acolhedora na área de roupa para senhora. Cada luminária está equipada com uma lâmpada de iodetos metálicos OSRAM HCI POWERBALL Plus da LEDVANCE, a qual possui uma potência de 35 W e um ângulo de distribuição da luz amplo e tonalidade quente (WDL 930). A luz brilhante e a excelente reprodução de cor (Ra ≥ 90) apresentam texturas e tonalidades de cor delicadas na melhor das hipóteses, em particular os vermelhos e tons de pele. Na loja Mexx de Amesterdão, o conceito de iluminação combina 278 projetores com ECG OSRAM POWERTRONIC PTi 35 para o máximo de eficiência energética.


Os benefícios: A solução de poupança de energia cria a atmosfera perfeita

Este conceito de iluminação eficaz, flexível e eficiente assegura que os produtos da empresa estão sempre na luz da ribalta. Combina uma elevada eficiência de iluminação com lâmpadas de 35 Watts e o ECG OSRAM POWERTRONIC PTi 35 para aumentar a eficiência luminosa até 10% (até 103 lm/W) enquanto reduz o consumo energético. A lâmpada de iodetos metálicos POWERBALL Plus com o seu queimador cerâmico oferece um conjunto de benefícios, incluindo uma vida útil média de 15 000 horas e apenas uma pequena queda no fluxo luminoso. Após 12 000 horas de funcionamento, por exemplo, a lâmpada continua a produzir cerca de 80% da sua luminosidade inicial.

O objetivo da Mexx é instalar projetores, lâmpadas POWERBALL Plus HCI e o ECG POWERTRONIC PTi 35 em todas as suas lojas, incluindo locais novos em Bona (Alemanha), Gent (Bélgica), Viena (Áustria), São Petersburgo (Rússia) e Montreal (Canadá).O conceito metropolitano juntamente com o conceito de iluminação dramática foi um grande sucesso para a empresa, que registou um aumento de vendas de até 25%.