Honda substitui 8000 lâmpadas fluorescentes por inovadores tubos LED SubstiTUBE

Gent, Bélgica, Europa, 2014

Área de aplicação: Indústria

Aplicação secundária: Fábricas

Tecnologia: LED, tubos LED, luminárias


Resumo do projeto

Localizado no porto de Ghent, Bélgica, Honda Motor Europe Logistics tem sido o centro logístico da Honda na Europa há mais de 30 anos. Recentemente, 8000 lâmpadas fluorescentes obsoletas acabaram no contentor e foram substituídas por tubos LED da OSRAM de poupança de energia. Desde o início que a nova e inovadora iluminação por fita LED poupa mais de 20% em custos de manutenção e energia.


As luminárias e lâmpadas LED da OSRAM indicaram o caminho para custos inferiores

O consumo energético da iluminação que existia há anos tinha sido sempre um dos principais itens de débito. Esta é a razão pela qual a Honda decidiu mudar completamente para a tecnologia de iluminação LED de poupança de energia. Em colaboração com a OSRAM, as luminárias fluorescentes existentes foram equipadas com os tubos LED da OSRAM SubstiTUBE Basic e Advanced. Além disso, as luminárias MONSUN T26 também foram instaladas e equipadas com tubos LED SubstiTUBE.


Substituição simples e operação garantida

A Honda escolhe a OSRAM como seu fornecedor de LED devido à sua facilidade de substituição. A simples ação de retirar a anterior lâmpada fluorescente e dispositivo de arranque e inserir a nova lâmpada LED e dispositivo de arranque é efetuada com rapidez e não exige que recorra a um técnico. Certamente, também desempenhou um papel importante nesta decisão. Para um investimento significativo como este, trabalhar com uma firma que pudesse oferecer uma garantia de qualidade adequada era um requisito. David Schauwvliege, Diretor de Instalações da Honda: "Tal como a Honda, a OSRAM é uma empresa com uma boa reputação e para a qual a sustentabilidade também é de uma importância considerável. Uma empresa que não pode permitir quaisquer danos à sua imagem."


Menor consumo energético e menos manutenção

Devido à substituição de lâmpadas, a Honda agora consume consideravelmente menos energia do que antes. O tempo de retorno é calculado em dois anos. Este cálculo é duplo. Por um lado, a poupança no consumo energético: A Honda irá observar uma queda nos custos de energia mês a mês nas suas faturas. "O nosso fator de eletricidade diminui em 20% e estamos agora a trabalhar com muito mais sustentabilidade", afirma Noë Denecker, consultor sénior da Honda. Por outro lado, a poupança nos custos de substituição. Anteriormente, as muitas horas de trabalho necessárias para substituir as lâmpadas florescentes tiveram como resultado custos de energia superiores. Graças à vida útil de 40 000 horas da OSRAM SubstiTUBE, não será necessário substituir quaisquer lâmpadas durante os próximos dez anos e, por isso, a Honda também está a poupar em custos de mão-de-obra.


Iluminação de fita LED com efeitos sustentáveis

Antes de ser instalada qualquer iluminação, foram definidas zonas de teste para escutar as reações dos funcionários. Estes verificaram que as fitas LED eram mais suaves e não eram cansativas para os olhos, algo que foi aceite de forma positiva. Esta foi também uma oportunidade para a Honda de mostrar aos seus funcionários que a empresa está preocupada com o ambiente.

David Schauwvliege: "Sempre disse que criei este projeto de iluminação LED pelos ursos polares, a redução de custos da Honda e para o RP da Honda. Estes eram os meus três objetivos com este projeto e eu penso que foi bem-sucedido."