Diretiva da UE sobre conceção ecológica (ErP)

O que é a conceção ecológica?

A conceção ecológica pode ser compreendida como sendo um design de produtos amigo do ambiente que tem por objetivo reduzir o impacto ambiental causado ao longo de toda a vida útil do produto.


SEJA ECO - PENSE GLOBAL: Conceção ecológica pela LEDVANCE

É importante para nós desenvolver produtos ecologicamente sofisticados, de forma a contribuir para uma proteção sustentável de recursos. São criados produtos de qualidade com base nesta filosofia que se caracterizam por uma vida útil longa e uma elevada eficiência energética.

A LEDVANCE assegura que o impacto ambiental é reduzido, com um ciclo de vida dos produtos baseado na sustentabilidade, desde a ideia do produto à reciclagem.


Modificações 2018

Proibição do uso de produtos em halogéneo

Portefólio: Lâmpadas de halogéneo

A 6ª fase do Regulamento ErP (CE) 244/2009 entra em vigor a 1 de setembro de 2018, proibindo a colocação de determinadas lâmpadas domésticas não direcionais ineficazes no mercado.


As lâmpadas de halogéneo seguintes são afetadas pela regulamentação

  • HALOGEN CLASSIC
  • HALOLUX Ceram
  • HALOSTAR

Excluídos do Regulamento da CE estão produtos para fins especiais, como por exemplo lâmpadas de forno porque estas não podem ser adequadamente substituídas por tecnologias alternativas. As lâmpadas Haloline com casquilho R7 e as lâmpadas Halopin com casquilho G9 também não são afetadas pelo regulamento.


Características das lâmpadas afetadas

  • As lâmpadas de halogéneo não direcionais são afetadas pela Diretiva.
  • Aplicações: especialmente iluminação geral, de ambiente e de entrada.
  • As ampolas das lâmpadas são feitas em vidro.
  • A maioria das lâmpadas afetadas possui casqulhos E27, E14.
  • As lâmpadas não requerem transformador.


Lâmpadas LED eficientes alternativas



Alterações em 2017

POWERBALL HCI-T

Portefólio: lâmpadas de descarga de alta intensidade

A terceira e, até ao momento, última fase do regulamento CE 245/2009 entra em ação a 13 de abril de 2017 e a terceira e, atualmente, última fase do regulamento CE 1194/2012, entra em vigor a 1 de setembro de 2016.


Então, qual é o efeito no portefólio das HPD?

  • Muitas das nossas lâmpadas HPD, atualmente, já cumprem com todos os futuros requisitos da terceira fase.
  • Uma outra parte das lâmpadas do nosso portefólio encontra-se em progresso para permitir às mesmas estar em conformidade com os futuros requisitos.
  • Uma pequena parte do nosso portefólio não pode ser melhorada a nível técnico o suficiente para ir ao encontro das exigências e, consequentemente, será descontinuada com a entrada em vigor dos respetivos regulamentos

Aqui pode encontrar uma lista das lâmpadas a perdurar no futuro e aquelas a ser descontinuadas:



Alterações em 2016

Halopar 16

Portefólio: lâmpadas de halogéneo

Os regulamentos europeus que definem os requisitos de conceção ecológica para produtos relacionados com o consumo de energia irão continuar a influenciar o mercado de iluminação em 2016, com o objetivo de banir produtos ineficientes. Desde 1 de setembro de 2016, a colocação no mercado de lâmpadas de halogéneo direcionais de tensão de rede irá, deste modo, ser banida, em conformidade com a terceira medida de execução 1194/2012. A tabela seguinte oferece uma vista geral das lâmpadas OSRAM afetadas e as correspondentes alternativas com base de LED.


As seguintes lâmpadas OSRAM são afetadas por esta decisão

  • HALOPAR 20/30/38
  • HALOPAR 16
  • DECOPIN
  • HALOGEN CLASSIC R50/R63/R80

Aqui pode encontrar uma lista das lâmpadas a ser descontinuadas e as suas alternativas LED:



Alterações em 2012 e 2015 na gama de lâmpadas HPD

Estas lâmpadas já não são fornecidas

Com o segundo passo das diretivas da UE 245/2009 (ErP), 347/2010 (ErP), assim como nos termos da diretiva da UE 2011/65 (RoHS 2) a entrar em vigor a 13 de abril de 2015, já não é permitido a todas as lâmpadas de vapor de mercúrio (HQL), lâmpadas de luz mista de mercúrio (HWL) e muitas lâmpadas de vapor de sódio (NAV plug-in) serem colocada no mercado na União Europeia.


Encontrar a melhor solução em conjunto

Seja HQL, HWL ou NAV plug-in: As lâmpadas de descarga de alta pressão são encontradas em todo o lado na iluminação rodoviária e na iluminação pública urbana.


A solução ideal: Uma atualização LED para as suas luminárias

Se utilizar lâmpadas HQL, uma atualização de luminária para LED é mais fácil do que nunca: Opte pelas novas lâmpadas LED PARATHOM HQL, as alternativas LED ideais para aplicações onde é necessário um elevado fluxo luminoso – e consequentemente devido a poupanças energéticas de até 70% e o máximo de simplicidade em termos de manutenção.


Soluções pragmáticas: Substituição do sistema

Como uma alternativa às NAV plug-ins, é recomendada uma substituição de sistema para alcançar uma solução a longo prazo, eficiente e económica: Com as novas e modernas lâmpadas OSRAM HCI ou NAV Super com um dispositivo de controlo eletrónico com regulador de intensidade. As montagens de equipamento substituível facilitam o processo de troca e até 55% de energia pode ser poupada com uma alteração do sistema.


Se forem utilizadas lâmpadas HWL, não será possível a substituição do sistema. Neste caso, recomendamos novas luminárias - luminárias LED inovadoras ou uma herança dos tempos modernos - como a solução ideal.



Sustentabilidade na LEDVANCE

Calculadora TCO Blanko

Compare diferentes tecnologias de lâmpada e calcule rapidamente as poupanças energéticas e de custo assim como os tempos de reembolso!

Dados de produtos para a Diretiva da UE sobre o Design ECO