Diretiva da UE sobre conceção ecológica (ErP)

O que é a conceção ecológica?

A conceção ecológica pode ser compreendida como sendo um design de produtos amigo do ambiente que tem por objetivo reduzir o impacto ambiental causado ao longo de toda a vida útil do produto.


SEJA ECO - PENSE GLOBAL: Conceção ecológica pela LEDVANCE

É importante para nós desenvolver produtos ecologicamente sofisticados, de forma a contribuir para uma proteção sustentável de recursos. São criados produtos de qualidade com base nesta filosofia que se caracterizam por uma vida útil longa e uma elevada eficiência energética.

A LEDVANCE assegura que o impacto ambiental é reduzido, com um ciclo de vida dos produtos baseado na sustentabilidade, desde a ideia do produto à reciclagem.


Alterações em 2016

Halopar 16

Lâmpadas de halogéneo no portefólio de produtos

Os regulamentos europeus que definem os requisitos de conceção ecológica para produtos relacionados com o consumo de energia irão continuar a influenciar o mercado de iluminação em 2016, com o objetivo de banir produtos ineficientes. Desde 1 de setembro de 2016, a colocação no mercado de lâmpadas de halogéneo direcionais de tensão de rede irá, deste modo, ser banida, em conformidade com a terceira medida de execução 1194/2012. A tabela seguinte oferece uma vista geral das lâmpadas OSRAM afetadas e as correspondentes alternativas com base de LED.


As seguintes lâmpadas OSRAM são afetadas por esta decisão

  • HALOPAR 20/30/38
  • HALOPAR 16
  • DECOPIN
  • HALOGEN CLASSIC R50/R63/R80

Aqui pode encontrar uma lista das lâmpadas a ser descontinuadas e as suas alternativas LED:



Alterações em 2017

POWERBALL HCI-T

Lâmpadas de descarga de alta intensidade no portefólio de produtos

A terceira e, até ao momento, última fase do regulamento CE 245/2009 entra em ação a 13 de abril de 2017 e a terceira e, atualmente, última fase do regulamento CE 1194/2012, entra em vigor a 1 de setembro de 2016.


Então, qual é o efeito no portefólio das HPD?

  • Muitas das nossas lâmpadas HPD, atualmente, já cumprem com todos os futuros requisitos da terceira fase.
  • Uma outra parte das lâmpadas do nosso portefólio encontra-se em progresso para permitir às mesmas estar em conformidade com os futuros requisitos.
  • Uma pequena parte do nosso portefólio não pode ser melhorada a nível técnico o suficiente para ir ao encontro das exigências e, consequentemente, será descontinuada com a entrada em vigor dos respetivos regulamentos

Aqui pode encontrar uma lista das lâmpadas a perdurar no futuro e aquelas a ser descontinuadas:



Alterações em 2012 e 2015 na gama de lâmpadas HPD

Estas lâmpadas já não são fornecidas

Com o segundo passo das diretivas da UE 245/2009 (ErP), 347/2010 (ErP), assim como nos termos da diretiva da UE 2011/65 (RoHS 2) a entrar em vigor a 13 de abril de 2015, já não é permitido a todas as lâmpadas de vapor de mercúrio (HQL), lâmpadas de luz mista de mercúrio (HWL) e muitas lâmpadas de vapor de sódio (NAV plug-in) serem colocada no mercado na União Europeia.


Encontrar a melhor solução em conjunto

Seja HQL, HWL ou NAV plug-in: As lâmpadas de descarga de alta pressão são encontradas em todo o lado na iluminação rodoviária e na iluminação pública urbana.


A solução ideal: Uma atualização LED para as suas luminárias

Se utilizar lâmpadas HQL, uma atualização de luminária para LED é mais fácil do que nunca: Opte pelas novas lâmpadas LED PARATHOM HQL, as alternativas LED ideais para aplicações onde é necessário um elevado fluxo luminoso – e consequentemente devido a poupanças energéticas de até 70% e o máximo de simplicidade em termos de manutenção.


Soluções pragmáticas: Substituição do sistema

Como uma alternativa às NAV plug-ins, é recomendada uma substituição de sistema para alcançar uma solução a longo prazo, eficiente e económica: Com as novas e modernas lâmpadas OSRAM HCI ou NAV Super com um dispositivo de controlo eletrónico com regulador de intensidade. As montagens de equipamento substituível facilitam o processo de troca e até 55% de energia pode ser poupada com uma alteração do sistema.


Se forem utilizadas lâmpadas HWL, não será possível a substituição do sistema. Neste caso, recomendamos novas luminárias - luminárias LED inovadoras ou uma herança dos tempos modernos - como a solução ideal.