EDI - (Intercâmbio Electrónico de Dados)

EDI (Intercâmbio Electrónico de Dados)

O EDI (Intercâmbio Electrónico de Dados) refere-se à troca electrónica de dados entre os parceiros de negócio através de caminhos de comunicação padronizados (por exemplo, caixa de correio GXS) e formatos de mensagem padronizados (por exemplo, PEDIDOS = pedido) que foram definidos pelas empresas pertinentes (por exemplo, VDA, UN).

A ausência de intervenção manual significa que a percentagem de erros é reduzida, a velocidade de processamento é reduzida, todo o processamento pode ser totalmente automatizado e a rastreabilidade melhorada. Os recursos humanos podem ser utilizados noutras tarefas.


Os benefícios do EDI

O EDI economiza tempo e pessoal, torna os processos de negócio mais transparentes e rastreáveis, ajuda a optimizar os fluxos de trabalho, cria sinergias – e pode ser implementado de modo rápido e fácil com as tecnologias padronizadas.

Automatizado

O Intercâmbio Electrónico de Dados automatizado elimina a necessidade dos processos manuais como, por exemplo, o registo das facturas recebidas. Os processos automatizados demoram menos tempo e exigem menos mão-de-obra.

Transparente

Feedback electrónico transparente (por exemplo, respostas a pedidos) que disponibiliza o sistema de planeamento de recursos da empresa específicos para o parceiro (ERP), melhora a transparência para os diversos departamentos. A utilização da infra-estrutura de IT própria e o registo associado garante que os processos técnicos podem ser rastreados.

Integrado

Ao usar o sistema de planeamento de recursos da empresa específicos para o parceiro (ERP), os funcionários podem utilizar os seus conhecimentos existentes e optimizar os fluxos de trabalho. Não há necessidade de usar sistemas externos.

Padronizado

A utilização de normas comuns aceites internacionalmente torna a comunicação mais fácil ao implementar e dar suporte à ligação EDI.

Estas propriedades tornam o EDI um modo económico de mapear os processos de negócio entre os parceiros de negócio.