Compatibilidade de Dimmers

Atualmente, o funcionamento de lâmpadas / luminárias com tecnologia LED e fluorescentes compactas com ECG integrado não está sujeito a qualquer Norma técnica oficial. Portanto, a LEDVANCE disponibiliza várias listas de compatibilidade para os dimmers correspondentes.


LED retrofit

LED retrofit

As lâmpadas LED podem ser reguladas com uma vasta variedade de reguladores disponíveis no mercado. A LEDVANCE disponibiliza uma lista de dimmers para cada produto. Veja, por favor, a lista de compatibilidade de dimmers no lado direito.


Lâmpada fluorescente

Lâmpada fluorescente compacta

A gama Energy Saver (CFLi) pode ser regulada com a maioria dos dimmers disponíveis no mercado para lâmpadas incandescentes entre 60 Watt e 500 Watt. Estas irão substituir as lâmpadas incandescentes durante anos com economia e sustentabilidade.


Norma técnica

A norma EN 61000-3-2 não abrange o funcionamento de lâmpadas / luminárias com ECG integrado (lâmpadas CFLi ou lâmpadas / luminárias LED) com dimmers de corte de fase.

Desta forma, não pode ser fornecido certificado de conformidade CE no que diz respeito à diretiva EMI para tais sistemas (lâmpada / luminária e dimmer de corte de fase).

Atividades internacionais já se encontram em curso, que têm em conta os dimmers de corte de fase em ligação com lâmpadas / luminárias com ECG na norma EN 61000-3-2 e as mudanças correspondentes deverão provavelmente ter lugar no prazo de um ano. A regulação de lâmpadas com ECG integrado difere das lâmpadas convencionais incandescentes ou de halogéneo, uma vez que se baseia em diferentes tecnologias. Esta regulação pode ser limitada em alguns casos.

As lâmpadas LED contêm vários componentes eletrónicos. Sob condições desfavoráveis estes podem levar ao ruído acústico. Em caso de ressonância, mesmo baixo nível de ruído pode ser audível. Possíveis fatores que influenciam são a instalação, o tipo de suporte da lâmpada e da luminária (efeito de ressonância acústica), bem como o regulador ou transformador (harmónicas ou ressonância eletrónica)