Profissional

ALTERAÇÕES À DIRETIVA ROHS DA UE 2011/65/UE

A ROHS EM REVISTA: TODAS AS ALTERAÇÕES, TODAS AS ALTERNATIVAS

A Diretiva RoHS da União Europeia regulamenta, entre outras coisas, a utilização de mercúrio em produtos de iluminação. Na primavera de 2022, a Comissão da UE reviu as isenções definidas no Anexo III da Diretiva. A LEDVANCE informá-lo-á sobre o que necessita de saber para a sua empresa de iluminação e pode oferecer-lhe um vasto portefólio de lâmpadas e luminárias preparadas para o futuro.

ROHS – UMA VISÃO GERAL DAS ALTERAÇÕES

A Diretiva RoHS proíbe a utilização de mercúrio em produtos de iluminação. No entanto, a Diretiva inclui isenções para as lâmpadas fluorescentes T5 e T8, lâmpadas fluorescentes compactas com casquilhos de encaixe (CFLni), lâmpadas HPD e lâmpadas para fins especiais (por exemplo, lâmpadas UV-C). Estas isenções, definidas no Anexo III do Regulamento da UE, foram alteradas. As consequências são as seguintes:

  • A proibição de todas as lâmpadas fluorescentes T5 e T8 a partir de mês de 25 de Agosto de 2023
  • A proibição de todas as lâmpadas CFLni a partir de mês de 25 de Fevereiro de 2023
  • Uma extensão da isenção para lâmpadas HPD de 3 a 5 anos
  • Uma extensão da isenção para lâmpadas especiais de 3 a 5 anos

SUGESTÃO: PONDERE O PLANEAMENTO DA PROCURA E DO ARMAZENAMENTO

De acordo com a Diretiva RoHS alterada, as lâmpadas fluorescentes compactas e as lâmpadas fluorescentes deixarão de poder ser colocadas no mercado na União Europeia a partir de mês de 25 de Fevereiro de 2023 e 25 de Agosto de 2023 respetivamente. No entanto, ainda será possível vender e usar o stock existente armazenado. Pondere isso no seu planeamento e encomende quantidades adicionais atempadamente.

UM VASTO PORTEFÓLIO DE PRODUTOS ALTERNATIVOS PREPARADOS PARA O FUTURO

A LEDVANCE está constantemente a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias de iluminação inovadoras e oferece atualmente uma vasta gama de alternativas eficientes. Os produtos LED da LEDVANCE superam consideravelmente os requisitos mínimos atuais. A nossa lista de portefólio atual agiliza bastante a mudança para uma tecnologia diferente: basta encontrar o produto de iluminação afetado pela proibição da UE na lista e especificar um produto alternativo compatível entre as lâmpadas LED ou luminárias LED disponíveis. Seja qual for a sua decisão, podem ser necessárias outras medidas, como a realização de testes de compatibilidade para lâmpadas LED e o planeamento específico de aplicação para luminárias LED.

O SEU PARCEIRO DE CONFIANÇA HOJE E AMANHÃ

Como líder de mercado, a LEDVANCE oferece uma ampla gama de soluções orientadas para o futuro com excelente qualidade da marca. Além de lâmpadas e luminárias, o nosso vasto portefólio inclui sistemas para iluminação centrada nas pessoas e para gestão da iluminação, assim como componentes eletrónicos e produtos inteligentes para o lar. Este portefólio, o nosso serviço profissional e uma excelente relação de preço-desempenho tornam-nos o seu parceiro de confiança para projetos de iluminação complexos.

Partilhar página nas Redes Sociais