Profissional

REGULAMENTOS DA UE

Nos últimos anos, a UE tem vindo a incentivar a mudança para soluções mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos. A indústria da iluminação está a trabalhar nesta notável mudança rumo à utilização de produtos interligados, personalizados e cada vez mais eficientes e circulares.

Ao implementar os regulamentos, estamos a promover práticas de iluminação eficientes para benefício do ambiente global, do conforto e da saúde e segurança dos consumidores.

Na LEDVANCE, já oferecemos uma vasta gama de alternativas eficientes e estamos a trabalhar em tecnologias de iluminação inovadoras com o intuito de melhorar o ciclo de vida dos produtos.

PREPARE-SE PARA A CHEGADA DA LUZ AMIGA DO AMBIENTE

OS NOVOS REGULAMENTOS SLR/ELR DA UE

A UE deu o grande passo rumo a uma iluminação eficiente e amiga do ambiente. O objetivo é promover a economia circular e fornecer aos consumidores informações claras, transparentes e padronizadas. Os regulamentos SLR (Single Lighting Regulation) e ELR (Energy Label Regulation) regulam a sustentabilidade dos produtos de iluminação, bem como a etiquetagem da respetiva eficiência energética.

Os novos regulamentos da UE acerca da conceção ecológica e etiquetagem das fontes de luz estão em vigor desde dezembro de 2019. No momento, estes estão a ser implementados de forma faseada.

Como um forte parceiro para profissionais da iluminação, a LEDVANCE garante que irá atender aos requisitos dos seus clientes em cada uma destas fases, ao mesmo tempo que cumpre os novos regulamentos. Aqui, apresentamos um resumo das mudanças mais importantes, bem como a forma como a LEDVANCE o poderá assistir.

OS NOVOS REGULAMENTOS SLR/ELR – AS MUDANÇAS MAIS IMPORTANTES

Todas as fontes de luz serão avaliadas de acordo com os regulamentos.
As embalagens e representações gráficas irão sofrer uma ligeira adaptação.
Todas as fontes de luz serão incluídas na base de dados EPREL à escala da UE.
Será incluída uma nova etiqueta de eficiência energética com uma nova escala, sendo que A++ a E passará a ser A a G.
Até março de 2023, os produtos existentes ainda poderão ser vendidos sem nova classificação.

ELIMINAÇÃO FASEADA DE LÂMPADAS CONVENCIONAIS

No âmbito dos novos regulamentos da UE, está a ser eliminada, de forma faseada, uma série completa de lâmpadas menos eficientes em termos energéticos. Os prazos estipulados são 1 de setembro de 2021 e 1 de setembro de 2023. A LEDVANCE já coloca ao seu dispor substitutos LED sustentáveis de elevada qualidade e adequados para os produtos afetados.

NÃO HÁ REGRA SEM EXCEÇÃO

Os regulamentos SRL/ERL não se aplicam aos itens seguintes:

  • Chips, matrizes e embalagens LED
  • Iluminação de emergência
  • Fontes de luz alimentadas a pilhas
  • Obras de arte originais
  • Iluminação de veículos, meios de transporte e equipamentos militares
  • Ecrãs
  • Equipamentos médicos
  • Equipamentos navais
  • Alguns produtos de especialidade ou nicho
  • Luminárias com fontes de luz substituíveis ("produtos complementares")
É possível encontrar outras exceções nos regulamentos atuais SLR e ELR no Anexo III (SLR) e no Anexo IV (ELR) em www.eur-lex.eu.

A OBRIGAÇÃO DE INFORMAR

Outra inovação é o Registo Europeu de Produtos para a Etiquetagem Energética (EPREL). Pela primeira vez, todas as informações relevantes relativas a todas as fontes de luz no mercado serão agregadas de forma centralizada, avaliadas com base nos critérios de conceção ecológica e de sustentabilidade, entre outros, e disponibilizadas a todos os utilizadores desta base de dados.

A LEDVANCE garante a realização de um registo completo dos seus produtos. Também cumprimos integralmente, num estágio inicial, todas as obrigações a nível de informação e etiquetagem – por exemplo, na embalagem e nas instruções de utilização.

NOVA ETIQUETA ENERGÉTICA

A partir de 1 de setembro de 2021, será introduzida uma nova etiqueta energética para fontes de luz (o período de transição ocorrerá até 1 de março de 2023), criada com base nos dados listados na base de dados EPREL. Garantimos que, a partir dessa data, todas as fontes de luz da LEDVANCE colocadas no mercado estarão devidamente etiquetadas. É bom saber: após esta data, os produtos que já foram colocados no mercado ainda poderão ser adquiridos, vendidos e implementados nas instalações do cliente.

Desde 1994, as etiquetas energéticas na UE têm vindo a ser utilizadas como orientações rápidas e simples para os consumidores. Neste momento, as etiquetas estão a entrar no terceiro nível. Para além de uma ligeira mudança em termos de design, as novas etiquetas para fontes de luz diferem essencialmente em dois aspetos:

  • Uma nova escala de eficiência energética de A a G
  • Um código QR com uma ligação que remete para os dados do produto armazenados na base de dados EPREL
The New Energy LabelThe New Energy Label
 

OPTE POR PRODUTOS DA LEDVANCE PARA TER A CERTEZA DE QUE OS SEUS PRODUTOS DE ILUMINAÇÃO ESTÃO EM CONFORMIDADE COM AS DIRETIVAS DA UE E À ALTURA DAS EXIGÊNCIAS FUTURAS.

LIGAÇÕES

Partilhar página nas Redes Sociais