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FAQ para SMART+

Produtos Zigbee

Produtos SMART+ Zigbee

1. INFORMAÇÕES GERAIS SMART+ ZIGBEE

O Zigbee é um padrão para a transferência de dados sem fio que funciona na freqüência de 2,4 GHz. Ele suporta redes mesh com muitas comunicações em rede e é usado principalmente para aplicações domésticas inteligentes. A topologia de rede do Zigbee permite redes de comunicação em larga escala nas quais os produtos Zigbee conectados repetem o sinal Zigbee e, portanto, estendem o alcance da rede. Com um sistema doméstico inteligente compatível que tem um gateway Zigbee integrado, você poderá controlar seus produtos Zigbee com seu smartphone ou tablet. Actualmente existem várias versões diferentes do Zigbee no mercado, com o Zigbee Light Link e o Zigbee Home Automation representando as duas versões mais antigas e o Zigbee 3.0 sendo a versão mais recente do padrão Zigbee.

O Zigbee Light Link foi originalmente desenvolvido como um perfil específico para o controlo da luz e, portanto, distinguiu-se pelo seu campo de utilização do seu Zigbee gémeo Zigbee Home Automation. O Zigbee 3.0 é a mais recente versão do Zigbee que é uma consolidação do Zigbee Light Link e do Zigbee Home Automation. O Zigbee 3.0 permite a interoperabilidade de dispositivos com diferentes versões do Zigbee e um nível de segurança mais elevado. Este nível de segurança mais elevado é garantido por um código QR impresso em cada produto SMART+ Zigbee 3.0. Este código QR pode ser usado para emparelhamento seguro com sistemas compatíveis que suportam este recurso Zigbee 3.0. Nosso portfólio SMART+ Zigbee foi historicamente baseado no Zigbee Light Link e agora é transformado no Zigbee 3.0. Todos os nossos produtos SMART+ Zigbee 3.0 são, naturalmente, retrocompatíveis com todas as versões anteriores do Zigbee.

LEDVANCE oferece uma ampla gama de produtos SMART+ Zigbee. Estes produtos SMART+ Zigbee podem, em geral, ser usados com sistemas domésticos inteligentes compatíveis que se baseiam no padrão Zigbee. No entanto, recomendamos o uso dos produtos SMART+ Zigbee em combinação com um dos nossos sistemas de parceiros oficiais. Para os nossos sistemas domésticos oficiais, consulte o Site SMART+ ou a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros). O portfólio SMART+ Zigbee pode ser facilmente reconhecido pelo logotipo oficial Zigbee em cada embalagem do produto SMART+ Zigbee.

1.3.1. COMO POSSO SABER SE O MEU PRODUTO ZIGBEE SMART+ ESTÁ A UTILIZAR O ZIGBEE 3.0 OU O LINK ZIGBEE LIGHT, MESMO QUE EU TENHA PERDIDO A EMBALAGEM?

Os produtos SMART+ Zigbee 3.0 são distinguíveis dos produtos SMART+ Zigbee Light Link pelo código QR dos próprios produtos. Se o seu produto SMART+ Zigbee tem um código QR impresso, então é um produto Zigbee 3.0.

Para minimizar a confusão, esteja ciente de que nossos produtos SMART+ Bluetooth, que não são compatíveis com os produtos Zigbee ou SMART+ Zigbee devido ao uso de diferentes tecnologias, também têm um código QR neles. Estes produtos SMART+ Bluetooth podem ser distinguidos dos produtos SMART+ Zigbee pela embalagem (etiqueta Bluetooth ou pela impressão "Funciona com o Apple HomeKit") e pelo número de identificação Bluetooth adicional (código numérico de oito dígitos) impresso no produto.

1.3.2. POSSO ACTUALIZAR O FIRMWARE DOS MEUS PRODUTOS ZIGBEE SMART+ A PARTIR DO LINK ZIGBEE LIGHT PARA O ZIGBEE 3.0?

Não, não é possível actualizar os produtos SMART+ Zigbee a partir do Zigbee Light Link para o Zigbee 3.0 ou vice versa. Isto porque foi necessário utilizar hardware diferente para as duas versões do Zigbee, o que contribui para um maior nível de segurança com a última versão do Zigbee Zigbee 3.0. No entanto, os nossos produtos SMART+ Zigbee 3.0 são totalmente retrocompatíveis com todos os padrões anteriores do Zigbee.

1.3.3. POSSO CONTROLAR MEUS PRODUTOS ZIGBEE SMART+ DIRETAMENTE E SOMENTE COM MEU SMARTPHONE?

Não, além do seu smartphone, você precisará de uma unidade de controle compatível que seja capaz de se comunicar no padrão Zigbee para controlar seus produtos SMART+ Zigbee. Este pode ser um sistema doméstico inteligente, compatível com o Zigbee ou um assistente de voz compatível com um hub Zigbee incorporado. Você terá a melhor experiência de usuário ao controlar nossos produtos SMART+ Zigbee com um de nossos sistemas parceiros oficiais. Para mais informações sobre os nossos sistemas domésticos inteligentes de parceiros, consulte o Site SMART+ ou com a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

2. Lâmpadas Zigbee SMART+

2.1.1. DE QUE PRECISO PARA COMEÇAR COM AS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+?

Precisa de um sistema doméstico inteligente que seja compatível com Zigbee Light Link ou Zigbee 3.0. Estes sistemas smart home requerem normalmente uma unidade de controlo doméstico inteligente (muitas vezes chamada gateway, ponte ou hub), uma ligação à Internet para fins de instalação e um dispositivo compatível Android ou iOS com a respectiva aplicação smart home. Para os nossos sistemas domésticos inteligentes parceiros, ver o website SMART+ ou a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

2.1.2. AS LÂMPADAS DE ZIGBEE SMART+ TÊM DE SER MONTADAS?

Todas as nossas lâmpadas SMART+ Zigbee são plug & play e não precisam de ser montadas.

2.2.1. COMO É QUE AS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+ PODEM SER ACTUALIZADAS?

As lâmpadas SMART+ Zigbee podem ser actualizadas usando actualizações gratuitas de firmware, por exemplo, para melhorar a usabilidade ou adicionar novas funções ou características. Para instalar um novo firmware, as suas lâmpadas SMART+ Zigbee precisam de ser ligadas a um sistema doméstico inteligente parceiro que esteja autorizado a instalar o nosso firmware. Para actualizações de firmware, os sistemas actualmente autorizados são OSRAM LIGHTIFY, Samsung SmartThings, Schwaiger Home4You e o sistema Qivicon/Telekom Magenta SmartHome. Consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros) para ver se o sistema smart home que está a utilizar é um dos nossos sistemas parceiros e suporta ou não actualizações de firmware.

2.2.2. TAMBÉM POSSO CONTROLAR AS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+ SEM UM SMARTPHONE OU TABLET E UM SISTEMA DOMÉSTICO INTELIGENTE?

Sim. As lâmpadas SMART+ Zigbee também podem ser controladas directamente com o SMART+ Switch ou Switch Mini que suportam Touchlink. Para saber como utilizar o Touchlink, ver pergunta 5.2.2. (COMO POSSO UTILIZAR O COMUTOR SMART+ ZIGBEE PARA CONTROLAR OUTROS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE SEM A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA SMART HOME (VIA TOUCHLINK)).

2.2.3. COMO É QUE AS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+ PODEM SER LIGADAS A UM SISTEMA COMPATÍVEL?

As lâmpadas SMART+ Zigbee devem estar em modo de emparelhamento para serem ligadas a um sistema compatível. A forma mais fácil de colocar as lâmpadas SMART+ Zigbee em modo de emparelhamento é certificar-se de que são reiniciadas e depois simplesmente ligá-las à electricidade. Se ligar uma lâmpada SMART+ Zigbee pela primeira vez, ela está automaticamente em modo de emparelhamento. Para informações detalhadas sobre como emparelhá-las com os diferentes sistemas, consulte o respectivo suporte do fabricante ou consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

2.2.4. POSSO OPERAR AS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+ UTILIZANDO O TRADICIONAL INTERRUPTOR DE LUZ?

Sim. Pode usar o seu interruptor de luz tradicional para ligar e desligar as suas lâmpadas SMART+ Zigbee. Ao premir o interruptor de luz (fonte de alimentação), as lâmpadas SMART+ Zigbee ligadas ligam-se na configuração padrão. Para mais informações sobre as configurações padrão, ver pergunta 2.3.1 (O QUE É O DEFAULT SETTING DO SMART+ ZIGBEE LAMPS?).

2.2.5. POSSO DIMMER AS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+ COM UM DIMMER CONVENCIONAL?

Não. Não é possível regular as nossas lâmpadas SMART+ Zigbee com um regulador de fluxo luminoso convencional. Claro que pode regular as lâmpadas SMART+ Zigbee com o seu sistema Zigbee smart home compatível ou com os nossos Switches SMART+ Zigbee.

2.3.1. QUAL É A CONFIGURAÇÃO POR DEFEITO DAS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+?

A configuração por defeito das suas lâmpadas SMART+ Zigbee depende da sua versão Zigbee:

a) Lâmpadas SMART+ Zigbee Light Link:
Para as lâmpadas Zigbee Light Link, a configuração padrão de fábrica é ligada a 100% de brilho com luz branca quente. Dependendo do seu sistema doméstico inteligente, a configuração predefinida pode ser alterada nas opções.

b) Lâmpadas SMART+ Zigbee 3.0:
Para lâmpadas Zigbee 3.0, a configuração padrão será determinada pela última configuração usada. Esta última configuração usada é armazenada após 30 segundos e inclui a cor ou a temperatura da cor e o brilho da lâmpada.

Para informações sobre como identificar a versão Zigbee do seu produto SMART+ Zigbee, consulte a secção 1.3.1. (COMO POSSO DESCOBRIR SE O MEU PRODUTO SMART+ ZIGBEE ESTÁ A UTILIZAR O ZIGBEE 3.0 OU O LINK DE LUZ ZIGBEE, MESMO QUE EU TENHA PERDIDO A EMBALAGEM?).

2.3.2. QUE LÂMPADAS DE ZIGBEE SMART+ SÃO OFERECIDAS E ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

Encontrará aqui uma visão geral dos produtos SMART+ Zigbee.

2.3.3. COMO É QUE AS MINHAS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+ RESPONDEM NO CASO DE UMA FALHA DE ENERGIA?

Assim que a energia for restaurada, as lâmpadas SMART+ Zigbee plugadas mudam para a configuração padrão. Para mais informações sobre as configurações por defeito, ver pergunta 2.3.1. (QUAL É A CONFIGURAÇÃO POR DEFEITO DAS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+?).

2.3.4. QUAL É A GAMA SEM FIOS DE LÂMPADAS ZIGBEE SMART+?

As nossas lâmpadas SMART+ Zigbee utilizam o padrão sem fios Zigbee, que tem uma frequência sem fios semelhante a WiFi. Isto significa que as ondas de rádio podem penetrar nas paredes até um certo ponto. Dependendo do material de construção de um edifício e da existência de obstáculos como as paredes, o sinal pode ser prejudicado em certas áreas. Além disso, o sinal não pode penetrar em superfícies que são feitas de materiais condutores de electricidade.

Desde que o sinal Zigbee não seja prejudicado, pode atingir um alcance de até 30 metros entre dois produtos SMART+ Zigbee. Além disso, o sinal Zigbee é repetido por cada produto SMART+ Zigbee que esteja ligado à rede eléctrica e na mesma rede.

2.3.5. COMO É QUE AS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+ PODEM SER REINICIADAS?

As lâmpadas individuais SMART+ Zigbee podem ser reajustadas à configuração de fábrica (estado de entrega) e reconfiguradas sem que todo o sistema smart home tenha de ser reinstalado. Basta apagar a lâmpada no seu sistema smart home ou reiniciá-la manualmente:

a) Reinicialização das lâmpadas SMART+ Zigbee Light Link:
Para repor uma lâmpada SMART+ Zigbee Light Link na configuração de fábrica, ligue-a durante cinco segundos e depois desligue-a durante cinco segundos, cinco vezes consecutivas. Depois ligar novamente e esperar até que a lâmpada pisque uma vez brevemente como confirmação. A lâmpada SMART+ Zigbee pode agora ser novamente adicionada a um sistema doméstico inteligente.

b) Reiniciar as lâmpadas SMART+ Zigbee 3.0 RGBW:
Para repor uma lâmpada SMART+ Zigbee 3.0 RGBW na configuração de fábrica, ligue-a durante cinco segundos e depois desligue-a durante cinco segundos, cinco vezes consecutivas. Quando ligada novamente, a lâmpada pisca a azul, verde e vermelho como confirmação e pode agora ser novamente adicionada a um sistema doméstico inteligente.

c) Repor as lâmpadas SMART+ Zigbee 3.0 Tunable White:
Para reiniciar uma lâmpada SMART+ Zigbee 3.0 Tunable White de fábrica, ligue-a durante cinco segundos e depois desligue-a cinco vezes sucessivamente durante cinco segundos. Quando ligada novamente, a lâmpada pisca duas vezes branco frio e branco quente como confirmação e pode agora ser novamente adicionada a um sistema doméstico inteligente.

d) Reinicialização de lâmpadas reguláveis SMART+ Zigbee 3.0:
Para repor uma lâmpada SMART+ Zigbee 3.0 regulável em fábrica, ligue-a durante cinco segundos e depois desligue-a durante cinco segundos cinco vezes consecutivas. Quando ligada novamente, a lâmpada escurece três vezes para cima e para baixo como confirmação e pode agora ser novamente adicionada a um sistema doméstico inteligente.

2.4.1. O QUE POSSO FAZER SE UMA LÂMPADA DE ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER A FUNCIONAR?

Trabalhar através da seguinte lista de verificação para excluir fontes de erro comuns. Se ainda não tiver sido capaz de resolver o erro por si próprio, pode contactar directamente a nossa equipa de apoio utilizando a seguinte ligação.

a) Verificação da fonte de alimentação:
Certifique-se de que a lâmpada SMART+ Zigbee em questão tem uma fonte de alimentação de funcionamento e está ligada. A lâmpada só pode receber comandos quando o interruptor de electricidade/luz estiver ligado.

b) Reiniciar:
Por favor, desligar a lâmpada SMART+ Zigbee em questão da sua fonte de alimentação durante 30 segundos. Após a lâmpada SMART+ Zigbee ser ligada novamente à fonte de alimentação, pode demorar até três minutos até a ligação entre o seu sistema e a lâmpada SMART+ Zigbee ser restabelecida. Se a lâmpada SMART+ Zigbee ainda não estiver ligada por favor reinicie o seu sistema doméstico inteligente, a aplicação do seu sistema doméstico inteligente e o seu smartphone ou tablet.

c) Redução dos factores de interferência:
Existem várias circunstâncias externas que podem perturbar a funcionalidade do produto SMART+. Por favor, tente reduzi-las:

- Reduza a distância entre o produto SMART+ Zigbee, o smartphone ou tablet onde a aplicação do sistema doméstico inteligente está instalada e a unidade de controlo ou o próximo membro da rede Zigbee do seu sistema doméstico inteligente.

- Desligue os dispositivos que produzem tráfego adicional na frequência de 2,4-GHz na proximidade imediata dos produtos SMART+ Zigbee e do sistema doméstico inteligente.

- As superfícies que são feitas de materiais condutores de electricidade podem ter uma influência negativa sobre o sinal Zigbee. Por favor, tente removê-los. Obstáculos como as paredes também podem prejudicar o alcance.

d) Verificação das ligações à Internet e WiFi:
Ao utilizar um sistema doméstico inteligente, certifique-se de que tem uma ligação funcional à rede doméstica/router WiFi, bem como à Internet. Para o fazer, deve abrir a aplicação doméstica inteligente, certificar-se de que o smartphone ou outro dispositivo compatível que está a utilizar está ligado à mesma rede doméstica WiFi que o sistema doméstico inteligente. Se este não for o caso, por favor reinicie o router WiFi e desligue o sistema doméstico inteligente da tomada durante pelo menos dez segundos e depois volte a ligá-lo.

e) Voltar a ligar o sistema:
Por vezes pode ajudar a reiniciar a lâmpada SMART+ Zigbee em questão e depois reintegrá-la no sistema doméstico inteligente.

Tente primeiro desligar a lâmpada SMART+ Zigbee do sistema smart home usando a respectiva aplicação. Se isso não funcionar, também pode reiniciar os produtos SMART+ sem usar a aplicação, ver pergunta 2.3.5. (COMO É QUE AS LÂMPADAS ZIGBEE SMART+ PODEM SER REINICIADAS?).

Poderá então integrar novamente a lâmpada SMART+ Zigbee no sistema doméstico inteligente.

f) Apoio por e-mail:
Se a sua lâmpada SMART+ Zigbee ainda não estiver a funcionar como esperado, por favor contacte directamente a nossa equipa de apoio. A nossa equipa de apoio terá todo o prazer em fornecer mais assistência.

2.4.2. O QUE POSSO FAZER SE A MINHA LÂMPADA ZIGBEE SMART+ NÃO MOSTRAR A CONFIGURAÇÃO DE COR QUE SELECCIONEI NA MINHA APLICAÇÃO SMART HOME?

Primeiro verifique se o seu candeeiro SMART+ Zigbee é capaz de mostrar a cor que seleccionou. Os produtos com a etiqueta "Multicolor" podem mostrar as cores RGBW, os produtos com a etiqueta "Tunable White" podem mostrar os diferentes tipos de cor branca e os produtos com a etiqueta "Tunable White" podem apenas diminuir a luminosidade para cima e para baixo. Se isso não resolveu o seu problema, por favor consulte a secção 2.4.1. (O QUE POSSO FAZER SE UMA LÂMPADA ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER A FUNCIONAR?).

2.4.3. O QUE POSSO FAZER SE O MEU PROBLEMA NÃO FOR RESOLVIDO PELAS RESPOSTAS ANTERIORES?

Para obter ajuda adicional, consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros). Se a sua pergunta ainda não for respondida, por favor contacte directamente a nossa equipa de apoio. A nossa equipa de apoio terá todo o prazer em fornecer mais assistência.

3. SMART+ Zigbee Luminaires

3.1.1. DE QUE PRECISO PARA COMEÇAR COM AS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+?

Precisa de um sistema doméstico inteligente que seja compatível com Zigbee Light Link ou Zigbee 3.0. Estes sistemas smart home requerem geralmente uma unidade de controlo doméstico inteligente (muitas vezes chamada gateway, ponte ou hub), uma ligação à Internet para fins de instalação e um dispositivo compatível Android ou iOS com a respectiva aplicação smart home. Para os nossos sistemas domésticos inteligentes parceiros, ver o website SMART+ ou a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

3.1.2. AS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ TÊM DE SER MONTADAS?

A maioria das nossas luminárias SMART+ Zigbee são plug & play e não precisam de ser montadas. Contudo, as luminárias SMART+ Zigbee Luminaires que têm de ser montadas vêm com todas as peças necessárias para a montagem, incluindo fontes de alimentação, equipamento de montagem ou cabos de extensão. Para informações detalhadas, ver as instruções de montagem em anexo. Se a sua luminária SMART+ Zigbee Luminaire não estiver a funcionar correctamente após a montagem, consulte a pergunta 3.4.1. (O QUE POSSO FAZER SE UMA LUMINÁRIA ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER A FUNCIONAR?).

3.2.1. COMO É QUE AS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ PODEM SER ACTUALIZADAS?

As luminárias SMART+ Zigbee podem ser actualizadas usando actualizações gratuitas de firmware para, por exemplo, melhorar a usabilidade ou adicionar novas funções ou características. Para instalar um novo firmware, as suas luminárias SMART+ Zigbee precisam de ser ligadas a um sistema doméstico inteligente parceiro que esteja autorizado a instalar o nosso firmware. Para actualizações de firmware, os sistemas actualmente autorizados são OSRAM LIGHTIFY, Samsung SmartThings, Schwaiger Home4You e o sistema Qivicon/Telekom Magenta SmartHome. Consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros) para ver se o sistema smart home que está a utilizar é um dos nossos sistemas parceiros e suporta ou não actualizações de firmware.

3.2.2. POSSO TAMBÉM CONTROLAR AS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ SEM UM SMARTPHONE OU TABLET E UM SISTEMA DOMÉSTICO INTELIGENTE?

Sim. As luminárias SMART+ Zigbee também podem ser controladas directamente com o SMART+ Switch ou Switch Mini que suportam Touchlink. Para saber como utilizar o Touchlink ver pergunta 5.2.2. (COMO POSSO UTILIZAR O COMUTOR SMART+ ZIGBEE PARA CONTROLAR OUTROS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE SEM A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA SMART HOME (VIA TOUCHLINK)?).

3.2.3. COMO É QUE AS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ PODEM SER LIGADAS A UM SISTEMA COMPATÍVEL?

As luminárias SMART+ Zigbee devem estar em modo de emparelhamento para serem ligadas a um sistema compatível. A forma mais fácil de colocar as lâmpadas SMART+ Zigbee em modo de emparelhamento é certificar-se de que são reiniciadas e depois simplesmente ligá-las à electricidade. Se ligar uma luminária SMART+ Zigbee pela primeira vez, ela está automaticamente em modo de emparelhamento. Para informações detalhadas sobre como emparelhá-las com os diferentes sistemas, consulte o respectivo suporte do fabricante ou consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

3.2.4. POSSO OPERAR AS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ USANDO O TRADICIONAL INTERRUPTOR DE LUZ?

Sim. Pode usar o seu interruptor de luz tradicional para ligar e desligar as suas luminárias SMART+ Zigbee. Ao pressionar o interruptor de luz (fonte de alimentação), as luminárias SMART+ Zigbee ligadas ligam-se na configuração padrão. Para mais informações sobre as configurações padrão, ver pergunta 3.3.1 (O QUE É O DEFAULT SETTING DO SMART+ ZIGBEE LUMINAIRES?).

3.2.5. POSSO DIMMER AS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ USANDO UM DIMMER CONVENCIONAL?

Não. Não é possível dimmer as nossas luminárias SMART+ Zigbee com um dimmer convencional. Claro que pode escurecer as luminárias SMART+ Zigbee com o seu sistema Zigbee smart home compatível ou o nosso SMART+ Zigbee Switches.

3.3.1. QUAL É A CONFIGURAÇÃO PADRÃO DAS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+?

A configuração por defeito das suas luminárias SMART+ Zigbee depende da versão Zigbee usada:

a) Luminárias SMART+ Zigbee Light Link:
Para os produtos Zigbee Light Link a configuração padrão de fábrica é ligada a 100% de luminosidade com luz branca quente. Dependendo do seu sistema doméstico inteligente, a configuração predefinida pode ser alterada nas opções.

b) Luminárias SMART+ Zigbee 3.0:
Para produtos Zigbee 3.0, a configuração padrão será determinada pela última configuração utilizada. Esta última configuração usada é armazenada após 30 segundos e inclui a cor ou a temperatura da cor e o brilho da luminária.

Para informações sobre como identificar a versão Zigbee do seu produto SMART+ Zigbee, ver pergunta 1.3.1. (COMO POSSO DESCOBRIR SE O MEU PRODUTO SMART+ ZIGBEE ESTÁ A UTILIZAR O LINK ZIGBEE 3.0 OU ZIGBEE LIGHT, MESMO QUE EU TENHA PERDIDO A EMBALAGEM?)

3.3.2. QUE LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ SÃO OFERECIDAS E ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

Encontrará aqui uma visão geral dos produtos SMART+ Zigbee.

3.3.3. É POSSÍVEL ESTENDER O SMART+ FLEX MULTICOLOR?

Sim. O SMART+ Flex Multicolor suporta um comprimento total de banda LED de 6m. É possível ligar até 10 peças de banda flexível com um comprimento de 60 cm cada uma. Para mais informações, consulte o nosso pacote SMART+ Flex Extension que fornece três peças adicionais de banda flexível e de ligação.

Tenha em atenção que não oferecemos extensões para o nosso SMART+ Outdoor Flex.

3.3.4. É POSSÍVEL ESTENDER O SMART+ BLUETOOTH MULTICOLOR PARA EXTERIOR FLEX?

Por favor note, devido à resistência às intempéries não é possível estender o SMART+ Bluetooth Outdoor Flex.

3.3.5. É POSSÍVEL PROLONGAR O SMART+ GARDENPOLE MULTICOLOR OU O SMART+ GARDENPOLE MINI MULTICOLOR?

Sim. É possível estender o SMART+ Gardenpole Multicolor ou o SMART+ Gardenpole Mini Multicolor com até dois conjuntos SMART+ Gardenpole Extension ou SMART+ Gardenpole Mini Extension. Para o SMART+ Gardenpole Multicolor isto leva a uma quantidade máxima de 11 pólos com um comprimento total de conjunto de 23 m (incluindo cabos e ligação de alimentação). Para o SMART+ Gardenpole Mini Multicolor isto leva a uma quantidade máxima de 11 mini-pólos com um comprimento total de conjunto de 11 m (incl. cabos e ligação de alimentação).

3.3.6. COMO É QUE AS MINHAS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ RESPONDEM NO CASO DE UMA FALHA DE ENERGIA?

Assim que a energia for restaurada novamente, as luminárias SMART+ Zigbee ligadas mudam para a configuração padrão. Para mais informações sobre as configurações por defeito ver pergunta 3.3.1 (O QUE É O DEFAULT SETTING DO SMART+ ZIGBEE LUMINAIRES?).

3.3.7. QUAL É A GAMA SEM FIOS DE LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+?

As nossas luminárias SMART+ Zigbee usam o padrão sem fios Zigbee, que tem uma frequência sem fios semelhante a WiFi. Isto significa que as ondas de rádio podem penetrar nas paredes até um certo ponto. Dependendo do material de construção de um edifício e da existência de obstáculos como as paredes, o sinal pode ser prejudicado em certas áreas. Além disso, o sinal não pode penetrar em superfícies que são feitas de materiais condutores de electricidade.

Desde que o sinal Zigbee não seja prejudicado, pode atingir um alcance de até 30 metros entre dois produtos SMART+ Zigbee. Além disso, o sinal Zigbee é repetido por cada produto SMART+ Zigbee que esteja ligado à rede eléctrica e na mesma rede.

3.3.8. COMO É QUE AS LUMINÁRIAS ZIGBEE SMART+ PODEM SER REINICIADAS?

As luminárias individuais SMART+ Zigbee podem ser reajustadas para a configuração de fábrica (estado de entrega) e reconfiguradas sem que todo o sistema smart home tenha de ser reinstalado. Basta apagar a luminária no seu sistema smart home ou reiniciá-la manualmente:

a) Repor as luminárias SMART+ Zigbee Light Link:
Para repor uma luminária SMART+ Zigbee Light Link na configuração de fábrica, ligue-a durante cinco segundos e depois desligue-a durante cinco segundos, cinco vezes consecutivas. Depois ligar novamente e esperar que a luminária pisque uma vez brevemente como confirmação. A luminária SMART+ Zigbee pode agora ser novamente adicionada a um sistema doméstico inteligente.

b) Reiniciar as luminárias SMART+ Zigbee 3.0 RGBW:
Para repor uma luminária SMART+ Zigbee 3.0 RGBW na configuração de fábrica, ligue-a durante cinco segundos e depois desligue-a cinco vezes sucessivamente durante cinco segundos. Quando ligada novamente, a luminária pisca a azul, verde e vermelho como confirmação e pode agora ser novamente adicionada a um sistema doméstico inteligente.

c) Repor as luminárias SMART+ Zigbee 3.0 Tunable White luminaires:
Para reiniciar uma luminária SMART+ Zigbee 3.0 Tunable White para a configuração de fábrica, ligue-a durante cinco segundos e depois desligue-a durante cinco segundos, cinco vezes consecutivas. Quando ligada novamente, a luminária pisca duas vezes branco frio e branco quente como confirmação e pode agora ser novamente adicionada a um sistema doméstico inteligente.

3.4.1. O QUE POSSO FAZER SE UMA LUMINÁRIA ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER A FUNCIONAR?

Trabalhar através da seguinte lista de verificação para excluir fontes de erro comuns. Se ainda não tiver sido capaz de resolver o erro por si próprio, pode contactar directamente a nossa equipa de apoio utilizando a seguinte ligação.

a) Verificar se todas as peças estão correctamente montadas:
1. As seguintes luminárias SMART+ Zigbee têm um ângulo e direcção específicos nos quais as peças de ligação entre a fonte de alimentação e a luminária precisam de ser ligadas. O ângulo e a direcção certos podem ser identificados pelos entalhes em ambas as partes dos respectivos cabos de ligação:

- SMART+ Multicor Flexível Exterior

- SMART+ Pólo de Jardim Multicor

- SMART+ Extensão Multicolor do Pólo de Jardim

- SMART+ Pólo de Jardim Mini Multicor

- SMART+ Extensão de Mini Pólo de Jardim Multicor

2. As seguintes luminárias SMART+ Zigbee têm marcas específicas nas extremidades das suas partes conectáveis, que indicam a direcção correcta da ligação entre dois elementos. Certifique-se de que as marcas entre duas partes ligadas estão sempre a corresponder uma à outra:

- SMART+ Flex 3P Multicor,

- SMART+ Extensão Flex Multicor

3. As seguintes luminárias SMART+ Zigbee precisam de ser ligadas manualmente para alimentação eléctrica. Certificar-se de que os diferentes fios estão ligados à sua contraparte correcta e que os fios estão completamente presos no grampo de ligação de energia. Note-se que a cablagem destas luminárias deve ser feita por um electricista:

- SMART+ Lanterna Exterior Multicor

- SMART+ Lanterna Exterior Mural Multicor Muro Moderno

- SMART+ Tecto Sintonizável Branco

- Tecto SMART+ Tibea

- Pingente SMART+ Tibea

- SMART+ Tibea Mini

b) Verificação da alimentação eléctrica:
Certificar-se de que a luminária SMART+ Zigbee em questão tem uma fonte de alimentação em funcionamento e está ligada. A luminária só pode receber comandos quando o interruptor de electricidade/luz estiver ligado.

c) Reiniciar:
Por favor desligar a luminária SMART+ Zigbee em questão da sua fonte de alimentação durante 30 segundos. Após a luminária SMART+ Zigbee ser ligada novamente à fonte de alimentação, pode demorar até três minutos até que a ligação entre o seu sistema e a luminária SMART+ Zigbee seja restabelecida. Se a luminária ainda não estiver ligada, reinicie o seu sistema doméstico inteligente, a aplicação do seu sistema doméstico inteligente, o seu smartphone ou tablet.

d) Redução dos factores de interferência:
Existem várias circunstâncias externas que podem perturbar a funcionalidade do produto SMART+. Por favor, tente reduzi-las:

- Reduza a distância entre o produto SMART+ Zigbee, o smartphone ou tablet onde a aplicação do sistema doméstico inteligente está instalada e a unidade de controlo ou o próximo membro da rede Zigbee do seu sistema doméstico inteligente.

- Desligue os dispositivos que produzem tráfego adicional na frequência de 2,4-GHz na proximidade imediata dos produtos SMART+ e do sistema doméstico inteligente.

- As superfícies que são feitas de materiais condutores de electricidade podem ter uma influência negativa sobre o sinal Zigbee. Por favor, tente removê-los. Obstáculos como as paredes também podem prejudicar o alcance.

e) Verificação das ligações à Internet e WiFi:
Ao utilizar um sistema doméstico inteligente, certifique-se de que tem uma ligação funcional à rede doméstica/router WiFi, bem como à Internet. Para o fazer, tem de abrir a aplicação doméstica inteligente, certificar-se de que o smartphone ou outro dispositivo compatível que está a utilizar está ligado à mesma rede doméstica WiFi que o sistema doméstico inteligente. Se este não for o caso, por favor reinicie o router WiFi e desligue o sistema doméstico inteligente da tomada durante pelo menos dez segundos e depois volte a ligá-lo.

f) Voltar a ligar o sistema:
Pode ajudar a reiniciar a luminária SMART+ Zigbee em questão e depois reintegrá-la no sistema doméstico inteligente.

Tente primeiro desligar a luminária SMART+ Zigbee do sistema doméstico inteligente usando a respectiva aplicação. Se isso não funcionar, também pode reiniciar os produtos SMART+ sem utilizar a aplicação, ver pergunta 3.3.8 (COMO PODE A LUMINAIRAS SMART+ ZIGBEE SER RESET?).

Poderá então integrar novamente a luminária SMART+ Zigbee no sistema doméstico inteligente.

g) Apoio por e-mail:
Se a sua luminária SMART+ Zigbee ainda não estiver a funcionar como esperado, por favor contacte directamente a nossa equipa de apoio. A nossa equipa de apoio terá todo o prazer em fornecer mais assistência.

3.4.2. O QUE POSSO FAZER SE A MINHA LUMINÁRIA ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER A MOSTRAR A CONFIGURAÇÃO DE COR QUE SELECCIONEI NA MINHA APLICAÇÃO SMART HOME?

Primeiro verifique se o seu produto SMART+ Zigbee é capaz de mostrar a cor que seleccionou. Os produtos com a etiqueta "Multicolor" podem mostrar as cores RGBW, os produtos com a etiqueta "Tunable White" podem mostrar os diferentes tipos de cor branca e os produtos com a etiqueta "Tunable White" podem apenas diminuir a luminosidade para cima e para baixo. Se a sua luminária SMART+ deve ser capaz de mostrar cores mas mesmo assim não mostra a cor certa, então isto pode ser causado por uma montagem errada dos conectores entre a sua luminária SMART+ Zigbee e a unidade de controlo. Para tal, consulte a pergunta 3.4.1 (O QUE POSSO FAZER SE UMA LUMINAIRE SMART+ ZIGBEE NÃO ESTIVER A TRABALHAR?).

3.4.3. O QUE POSSO FAZER SE O MEU PROBLEMA NÃO FOR RESOLVIDO PELAS RESPOSTAS ANTERIORES?

Para obter ajuda adicional, consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros). Se a sua pergunta ainda não for respondida, por favor contacte directamente a nossa equipa de apoio. A nossa equipa de apoio terá todo o prazer em fornecer mais assistência.

4. Ficha SMART+ Zigbee

4.1.1. O QUE PRECISO PARA COMEÇAR A USAR AS FICHAS ZIGBEE SMART+?

Você precisa de um sistema doméstico inteligente que seja compatível com Zigbee Light Link ou Zigbee 3.0. Estes sistemas domésticos smart requerem normalmente uma unidade de controlo doméstico smart (muitas vezes chamada gateway, ponte ou hub), uma ligação à Internet para fins de instalação e um dispositivo compatível Android ou iOS com a respectiva aplicação doméstica smart. Para os nossos sistemas domésticos smart parceiros, consulte o Site do SMART+ ou a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

4.1.2. AS FICHAS ZIGBEE SMART+ TÊM DE SER MONTADAS?

Todos os nossos plugues SMART+ Zigbee são plug & play e não precisam ser montados.

4.1.3. COMO PODE SER MONTADO O PLUG EXTERNO ZIGBEE SMART+?

Incluído no nosso pacote SMART + Outdoor Plug é um poste metálico para ancoragem ao solo, que pode ser facilmente fixado ao lado inferior do obturador em suportes pré-existentes.

4.2.1. COMO É QUE AS FICHAS ZIGBEE DO SMART+ PODEM SER ACTUALIZADAS?

Os plugues SMART+ Zigbee podem ser atualizados usando atualizações gratuitas de firmware para, por exemplo, melhorar a usabilidade ou adicionar novas funções ou recursos. Para instalar um novo firmware, seus plugues SMART+ Zigbee precisam estar conectados a um sistema doméstico inteligente parceiro que esteja autorizado a instalar nosso firmware. Para atualizações de firmware, os sistemas autorizados atualmente são OSRAM LIGHTIFY, Samsung SmartThings, Schwaiger Home4You e o sistema Qivicon/Telekom Magenta SmartHome. Consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros) para ver se o sistema doméstico inteligente que está a utilizar é um dos nossos sistemas parceiros e suporta ou não as actualizações de firmware.

4.2.2. POSSO TAMBÉM CONTROLAR AS FICHAS ZIGBEE SMART+ SEM UM SMARTPHONE OU TABLET E SEM UM SISTEMA DOMÉSTICO INTELIGENTE?

Sim. As fichas SMART+ Zigbee também podem ser controladas directamente com o SMART+ Switch ou Switch Mini que suportam o Touchlink. Para saber como utilizar o Touchlink, consulte a pergunta 5.2.2. (COMO POSSO UTILIZAR O SMART+ ZIGBEE SWITCH PARA CONTROLAR OUTROS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE SEM A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA SMART HOME (VIA TOUCHLINK)).

4.2.3. COMO É QUE A FICHA ZIGBEE DO SMART+ PODE SER LIGADA A UM SISTEMA COMPATÍVEL?

O nosso SMART+ Zigbee plug é uma solução plug & play. Para associá-lo a um sistema doméstico inteligente compatível de sua escolha, basta iniciar o processo de emparelhamento do seu sistema doméstico inteligente e, em seguida, conectar a ficha SMART+ Zigbee à rede elétrica. Em cerca de 30 segundos, ela deve aparecer no seu sistema. Se isso falhar, consulte a pergunta 4.4.1. (O QUE POSSO FAZER SE UM SMART+ ZIGBEE PLUG NÃO PODE PAGAR AO MEU SISTEMA SMART HOME?) ou 4.4.2. (O QUE POSSO FAZER SE UMA FICHA ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER A FUNCIONAR?).

Para informações detalhadas sobre como emparelhá-los com os diferentes sistemas, consulte o respectivo suporte do fabricante ou consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

4.3.1. QUAL É A CONFIGURAÇÃO PADRÃO DOS PLUGUES ZIGBEE DO SMART+?

Por razões de segurança, as nossas fichas SMART+ Zigbee serão sempre desligadas quando ligadas à rede eléctrica.

4.3.2. QUAIS AS FICHAS ZIGBEE SMART+ QUE SÃO OFERECIDAS E ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

Você vai encontrar uma visão geral dos produtos SMART+ Zigbee aqui.

4.3.3. COMO É QUE AS MINHAS FICHAS SMART+ ZIGBEE RESPONDEM NO CASO DE UMA FALHA DE ENERGIA?

Por razões de segurança, as nossas fichas SMART+ Zigbee serão sempre desligadas quando ligadas à rede eléctrica. Isto significa que assim que a energia for restaurada, a sua ficha SMART+ Zigbee estará desligada, mesmo quando tiver sido previamente ligada.

4.3.4. POSSO LIGAR E DESLIGAR MANUALMENTE AS FICHAS ZIGBEE SMART+?

Sim. As fichas SMART+ Zigbee estão equipadas com um botão de alimentação manual. O botão de alimentação tem um LED de estado que indica o estado actual da ficha. Para o nosso SMART+ Plug o botão está localizado na parte frontal do produto e para o nosso SMART+ Outdoor Plug o botão está localizado diretamente ao lado da tomada.

4.3.5. QUAL É A GAMA DE TOMADAS ZIGBEE SMART+ SEM FIOS?

Nossos plugues SMART+ Zigbee usam o padrão sem fio Zigbee, que tem uma freqüência sem fio similar à do WiFi. Isto significa que as ondas de rádio podem penetrar nas paredes até um certo ponto. Dependendo do material de construção de um edifício e da existência de obstáculos como paredes, o sinal pode ser prejudicado em certas áreas. Além disso, o sinal não pode penetrar em superfícies que são feitas de materiais condutores de eletricidade.

Desde que o sinal Zigbee não seja prejudicado, pode atingir um alcance de até 30 metros entre dois produtos SMART+ Zigbee. Além disso, o sinal Zigbee é repetido por cada produto SMART+ Zigbee que esteja conectado à rede elétrica e na mesma rede.

4.3.6. COMO É QUE AS FICHAS ZIGBEE DO SMART+ PODEM SER REPOSTAS?

As fichas individuais SMART+ Zigbee podem ser reajustadas para a configuração de fábrica (estado de entrega) e reconfiguradas sem que seja necessário reinstalar todo o sistema doméstico inteligente. Basta apagar a ficha individual no seu sistema smart home. Você também pode reinicializar manualmente um plugue SMART+ Zigbee. Prima e mantenha premido o botão de alimentação na ficha durante pelo menos dez segundos até ouvir um clique ou ver o LED de estado a piscar várias vezes.

4.4.1. O QUE POSSO FAZER SE UMA FICHA ZIGBEE SMART+ NÃO SE EMPARELHAR COM O MEU SISTEMA DOMÉSTICO SMART?

O nosso plug SMART+ Zigbee é uma solução plug & play. Normalmente deve ser possível emparelhar o plug SMART+ Zigbee simplesmente iniciando o processo de emparelhamento do seu sistema doméstico inteligente compatível e conectando o plug SMART+ Zigbee à rede elétrica.

Se isso não funcionar, siga estas etapas:

1. Iniciar o processo de emparelhamento do seu sistema doméstico smart. O seu sistema deve abrir uma janela de emparelhamento na qual os dispositivos Zigbee sejam capazes de emparelhar.
2. Ligue a ficha SMART+ Zigbee à rede eléctrica.
3. Prima e mantenha premido o botão de alimentação na ficha durante pelo menos dez segundos até ouvir um ruído de clique ou ver o LED de estado piscar várias vezes.
4. Em cerca de 30 segundos, a ficha SMART+ Zigbee deve aparecer no seu sistema.

4.4.2. O QUE POSSO FAZER SE UMA FICHA ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER A FUNCIONAR?

Trabalhe através da seguinte lista de verificação para excluir fontes de erro comuns. Se você ainda não foi capaz de resolver o erro por conta própria, você pode entrar em contato diretamente com nossa equipe de suporte usando o seguinte link . A nossa equipa de apoio terá todo o prazer em prestar mais assistência:

a) Verificar a fonte de alimentação:
Certifique-se de que a ficha SMART+ Zigbee em questão tem uma fonte de alimentação em funcionamento. A ficha só pode receber comandos quando a electricidade estiver ligada.

b) Reiniciando:
Por favor desligue a ficha SMART+ Zigbee em questão da sua fonte de alimentação durante 30 segundos. Após o plug SMART+ Zigbee ser reconectado à fonte de alimentação, pode levar até três minutos até que a conexão entre o seu sistema e o plug SMART+ Zigbee seja restabelecida. Se a lâmpada SMART+ Zigbee ainda não estiver conectada, reinicie seu sistema doméstico inteligente, o aplicativo do seu sistema doméstico inteligente e seu smartphone ou tablet.

c) Redução dos factores de interferência:
Existem várias circunstâncias externas que podem perturbar a funcionalidade do produto SMART+. Por favor, tente as seguintes para reduzi-las:

- Reduza a distância entre o produto SMART+ Zigbee, o smartphone ou tablet onde o aplicativo do sistema doméstico inteligente está instalado e a unidade de controle ou o próximo membro da rede Zigbee do seu sistema doméstico inteligente.

- Desligue os dispositivos que produzem tráfego adicional na frequência de 2,4 GHz nas proximidades dos produtos SMART+ e do sistema doméstico inteligente.

- As superfícies que são feitas de materiais condutores de eletricidade podem ter uma influência negativa sobre o sinal Zigbee. Por favor, tente removê-los. Obstáculos como as paredes também podem prejudicar o alcance.

d) Verificação de conexões de Internet e WiFi:
Ao utilizar um sistema doméstico inteligente, certifique-se de que tem uma ligação funcional à rede doméstica/router WiFi, bem como à Internet. Para o fazer, tem de abrir a aplicação doméstica inteligente, certificar-se de que o smartphone ou outro dispositivo compatível que está a utilizar está ligado à mesma rede doméstica WiFi que o sistema doméstico inteligente. Se este não for o caso, reinicie o router WiFi e desligue o sistema doméstico inteligente da tomada durante pelo menos dez segundos e volte a ligá-lo novamente.

e) Volte a inserir no sistema:
Às vezes pode ajudar a reiniciar o plug SMART+ Zigbee em questão e depois reintegrá-lo no sistema doméstico inteligente.

Por favor, tente primeiro desligar o plug SMART+ Zigbee do sistema doméstico inteligente usando o respectivo aplicativo. Se isso não funcionar, você também pode reinicializar os produtos SMART+ sem usar o aplicativo, consulte a pergunta 4.3.6. (COMO É QUE OS PLUGUES ZIGBEE SMART+ PODEM SER REINICIALIZADOS?).

Pode então integrar novamente a ficha SMART+ Zigbee no sistema doméstico inteligente.

f) Suporte por e-mail:
Se a sua ficha SMART+ Zigbee ainda não estiver a funcionar como esperado, por favor contacte directamente a nossa equipa de suporte. Nossa equipe de suporte terá todo o prazer em prestar mais assistência.

4.4.3. O QUE POSSO FAZER SE OS DISPOSITIVOS LIGADOS À FICHA ZIGBEE DO SMART+ NÃO PARECEM ESTAR COMPLETAMENTE DESLIGADOS?

Para alguns dispositivos elétricos conectados a uma ficha SMART + Zigbee, pode haver um problema onde o status ou outros LEDs do dispositivo parecem brilhar depois que a ficha SMART + Zigbee é desligada. Na maioria dos casos, isso pode ser facilmente corrigido girando a ficha SMART + Zigbee 180 graus antes de conectá-la na tomada novamente.

4.4.4. O QUE POSSO FAZER SE O MEU PROBLEMA NÃO FOR RESOLVIDO PELAS RESPOSTAS ANTERIORES?

Para obter ajuda adicional, consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros). Se a sua pergunta ainda não for respondida, por favor contacte directamente a nossa equipa de suporte. Nossa equipe de suporte Terá todo o prazer em fornecer mais assistência.

5. Switches SMART+ Zigbee

5.1.1. O QUE PRECISO PARA COMEÇAR A USAR O SMART+ ZIGBEE SWITCHES?

Os nossos SMART+ Zigbee Switches têm a possibilidade de serem utilizados sem qualquer sistema doméstico inteligente adicional. Através da função Touchlink, você pode conectar até dez lâmpadas SMART+ Zigbee, luminárias ou plugues a um interruptor SMART+ Zigbee.

Para a funcionalidade completa dos nossos Switches SMART+ Zigbee você precisa de um Gateway OSRAM LIGHTIFY que requer uma conexão à Internet para fins de instalação e um dispositivo Android ou iOS com o aplicativo LIGHTIFY.

5.1.2. OS INTERRUPTORES ZIGBEE SMART+ TÊM DE SER MONTADOS?

Todos os nossos interruptores SMART+ Zigbee são plug & play e não precisam de ser montados.

5.1.3. É POSSÍVEL INSTALAR O INTERRUPTOR ZIGBEE DO SMART+ NUMA PAREDE?

Sim. Nossos interruptores SMART+ Zigbee vêm com soluções de montagem fáceis e flexíveis, que permitem a utilização do interruptor como controle remoto e/ou como interruptor de parede:

a) Instalação do comutador SMART+:
O pacote de interruptores SMART+ contém o próprio interruptor (incluindo as baterias), uma tomada de parede, uma placa traseira metálica e duas opções para montar a placa traseira metálica. Comece montando a placa traseira metálica com a parte plana contra a parede. Isto pode ser feito com a almofada adesiva dupla face incluída ou com dois parafusos incluídos que devem ser montados na parede com cavilhas. Depois pode empurrar a tomada de parede com os quatro pinos da placa traseira metálica. Agora o interruptor SMART+ Zigbee pode ser fixado na tomada de parede com a sua parte de trás magnética. Para mais ilustrações sobre o processo de montagem, consulte o guia de instalação que se encontra na embalagem.

b) Instalação do interruptor SMART+ Mini:
O interruptor SMART+ Mini pode ser montado na parede com um pino oval que tem de ser instalado com um parafuso e uma bucha. Todas as peças necessárias para a montagem estão incluídas na embalagem. Para mais ilustrações sobre o processo de montagem, consulte o guia de instalação que acompanha a embalagem.

5.2.1. COMO OS SWITCHES ZIGBEE SMART+ PODEM SER ATUALIZADOS?

Os switches SMART+ Zigbee podem ser atualizados usando atualizações gratuitas de firmware para melhorar a usabilidade ou adicionar novas funções ou recursos. Para instalar um novo firmware, seus switches SMART+ Zigbee precisam estar conectados a um sistema OSRAM LIGHTIFY.

5.2.2. COMO POSSO USAR O SWITCH ZIGBEE SMART+ PARA CONTROLAR OUTROS PRODUTOS ZIGBEE SMART+ SEM O USO DE UM SISTEMA DOMÉSTICO INTELIGENTE (VIA TOUCHLINK)?

Os interruptores SMART+ Zigbee têm a possibilidade de enviar comandos Zigbee para um grupo de produtos SMART+ Zigbee compatíveis sem a necessidade de qualquer configuração em um sistema doméstico inteligente. Para isso, o interruptor SMART+ Zigbee precisa ser emparelhado com o produto SMART+ Zigbee por meio de um recurso chamado Touchlink:

a) Use o Touchlink com o Switch SMART+:
1. Conecte o produto SMART+ Zigbee que você deseja conectar ao Switch SMART+ e aguarde 20 segundos. Apenas um produto é capaz de emparelhar dentro de um ciclo Touchlink.
2. Mantenha o interruptor SMART+ a 1-5 cm de distância do respectivo produto SMART+ Zigbee.
Observe que algumas luminárias SMART+ Zigbee possuem uma unidade de controle separada entre a fonte de alimentação e a própria luminária. Para o emparelhamento Touchlink, mantenha o interruptor SMART+ a uma distância de 1-5 cm até a unidade de controle.
3. Prima e mantenha premidos os botões inferior esquerdo e direito durante até 10 segundos. O LED de status do Interruptor SMART+ piscará em azul várias vezes. Solte os botões imediatamente quando o LED de status parar de piscar e brilhar constantemente em azul.
4. O emparelhamento foi bem-sucedido se o LED de status piscar novamente em azul e o produto SMART+ Zigbee correspondente piscar uma vez. Quando o emparelhamento falhou, o LED de estado pisca a vermelho; em caso afirmativo, recomece com o passo 2.

b) Use o Touchlink com o SMART+ Switch Mini:
1. Conecte o produto SMART+ Zigbee que você deseja conectar ao SMART+ Switch Mini e aguarde 20 segundos. Apenas um produto é capaz de emparelhar dentro de um ciclo Touchlink.
2. Mantenha o interruptor SMART+ Switch Mini 1-5 cm de distância do respectivo produto SMART+ Zigbee.
Observe que algumas luminárias SMART+ Zigbee possuem uma unidade de controle separada entre a fonte de alimentação e a própria luminária. Para o emparelhamento Touchlink, mantenha o interruptor SMART+ a uma distância de 1-5 cm até a unidade de controle.
3. Prima e mantenha premido o botão inferior e o botão superior durante até 10 segundos. O LED de status do Interruptor SMART+ Mini piscará em azul várias vezes. Solte os botões imediatamente quando o LED de status parar de piscar e brilhar constantemente em azul.
4. O emparelhamento foi bem-sucedido se o LED de status piscar novamente em azul e o produto SMART+ Zigbee correspondente piscar uma vez. Quando o emparelhamento falhou, o LED de estado pisca a vermelho; em caso afirmativo, recomece com o passo 2.

5.2.3. QUANTOS PRODUTOS PODEM SER CONTROLADOS POR UM INTERRUPTOR ZIGBEE SMART+ UTILIZANDO A FUNÇÃO TOUCHLINK?

Você pode controlar até 10 produtos compatíveis SMART+ Zigbee com um interruptor SMART+ Zigbee.

5.2.4. COMO É QUE OS COMUTADORES ZIGBEE SMART+ PODEM SER LIGADOS A UM SISTEMA COMPATÍVEL?

Os interruptores SMART+ Zigbee devem estar no modo de emparelhamento e a janela de emparelhamento do sistema doméstico inteligente compatível deve estar aberta para conectar os interruptores SMART+:

a) Colocar um interruptor SMART+ no modo de emparelhamento:
1. Certifique-se de que a bateria do seu interruptor SMART+ está devidamente inserida. Você pode ter que remover as tiras de proteção da bateria.
2. Pressione e mantenha pressionado simultaneamente os botões inferior esquerdo e superior direito. O LED de status deve piscar continuamente em azul enquanto mantém os botões pressionados.
3. Solte os botões após 3 segundos. O LED de estado deve dar uma pequena sequência de flashes azuis e, em seguida, parar de piscar.
4. Dentro de 30 segundos o seu interruptor SMART+ deve aparecer no seu sistema doméstico inteligente.

b) Colocar um SMART+ Switch Mini no modo de emparelhamento:
1. Certifique-se de que a bateria do seu SMART+ Switch Mini está devidamente inserida. Você pode ter que remover as tiras de proteção da bateria.
2. Pressione e segure simultaneamente o botão central e superior. O LED de status deve piscar em verde continuamente enquanto os botões são mantidos pressionados.
3. Solte os botões após 3 segundos. O LED de estado deve dar uma pequena sequência de flashes verdes e, em seguida, parar de piscar.
4. Dentro de 30 segundos o seu SMART+ Switch Mini deve aparecer no seu sistema doméstico inteligente.

Para obter informações detalhadas sobre como emparelhá-los com os diferentes sistemas, consulte o respectivo suporte do fabricante ou consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

5.3.1. QUAL É A ATRIBUIÇÃO PADRÃO DE TECLAS DOS COMUTADORES ZIGBEE SMART+?

a) Atribuição predefinida da chave do comutador SMART+:

- Botão inferior esquerdo: 'short press' -> desligar, 'long press' -> diminuir a intensidade da luz

- Botão inferior direito: 'short press' -> ajuste para luz mais quente, 'long press' -> loop colorido

- Botão superior esquerdo: 'short press' -> ligar, 'long press' -> escurecer

- Botão superior direito: 'short press' -> ajuste para luz mais fria, 'long press' -> loop colorido

b) Atribuição da chave padrão do SMART+ Switch Mini:

- Botão superior: 'short press' -> ligar, 'long press' -> escurecer

- Botão do meio: 'pressione curto' -> gire para 2700k branco quente, 'pressione longo' -> loop colorido

- Botão para baixo: 'short press' -> desligar, 'long press' -> diminuir a intensidade da luz

5.3.2. A ATRIBUIÇÃO PADRÃO DE TECLAS DOS COMUTADORES SMART+ ZIGBEE PODE SER ALTERADA?

Sim, a atribuição de teclas padrão pode ser configurada usando o sistema OSRAM LIGHTIFY. É possível armazenar até 8 comandos diferentes em um Switch SMART+ e até 6 comandos diferentes em um Switch SMART+ Mini. Para obter mais informações sobre compatibilidade, consulte a seção 2 de perguntas frequentes (SMART+ e Parceiros).

5.3.3. QUAL É A VIDA ÚTIL DA BATERIA DO INTERRUPTOR ZIGBEE SMART+?

A bateria substituível do interruptor SMART+ Zigbee tem uma duração de até três anos para uma utilização padrão de aproximadamente 25 cliques por dia. A existência de outras redes sem fio (por exemplo, WiFi, etc.) e uma distância maior até os produtos controlados pode reduzir o desempenho da bateria.

5.3.4. QUAIS SÃO OS COMUTADORES DE ZIGBEE SMART+ OFERECIDOS E ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

Você vai encontrar uma visão geral dos produtos SMART+ Zigbee aqui .

5.3.5. QUAL É O ALCANCE SEM FIO DOS SWITCHES ZIGBEE SMART+?

Nossos switches SMART+ Zigbee usam o padrão sem fio Zigbee, que tem uma freqüência sem fio similar à do WiFi. Isto significa que as ondas de rádio podem penetrar nas paredes até um certo ponto. Dependendo do material de construção de um edifício e da existência de obstáculos como paredes, o sinal pode ser prejudicado em certas áreas. Além disso, o sinal não pode penetrar em superfícies que são feitas de materiais condutores de eletricidade.

Desde que o sinal Zigbee não seja prejudicado, pode atingir um alcance de até 30 metros entre dois produtos SMART+ Zigbee. Além disso, o sinal Zigbee é repetido por cada produto SMART+ Zigbee que esteja conectado à rede elétrica.

5.3.6. COMO É QUE OS ZIGBEE SWITCHES SMART+ PODEM SER REINICIADOS?

Os interruptores individuais SMART+ Zigbee podem ser reajustados para a configuração de fábrica (status de entrega) e reconfigurados sem que todo o sistema doméstico inteligente tenha que ser reinstalado:

a) Reinicialização do interruptor SMART+:

Pressione e segure o botão superior esquerdo e inferior direito por até 10 segundos. Durante o reset, o LED de estado pisca a verde lentamente várias vezes. Após um reset bem sucedido, a lâmpada pisca rapidamente a verde durante alguns segundos.

b) Reinicialização de um SMART+ Switch Mini:

Pressione e segure o botão central e inferior por até 10 segundos. Durante o reset, o LED de estado pisca a verde lentamente várias vezes. Após um reset bem sucedido, a lâmpada pisca rapidamente a verde durante alguns segundos.

5.4.1. O QUE POSSO FAZER SE UM INTERRUPTOR DE ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER A FUNCIONAR?

Trabalhe através da seguinte lista de verificação para excluir fontes de erro comuns. Se você ainda não foi capaz de resolver o erro por conta própria, você pode entrar em contato diretamente com nossa equipe de suporte usando o seguinte link . A nossa equipa de apoio terá todo o prazer em fornecer mais assistência:

a) Verificar a bateria:
Por favor, certifique-se que o interruptor em questão tem uma fonte de alimentação funcional através da sua bateria. Você pode testar isso iniciando o processo de reset ou Touchlink e verificando se o LED de status está respondendo.

b) Reiniciando:
Por favor, tire a bateria do interruptor por alguns segundos e volte a pô-lo lá dentro. A reconexão pode demorar até três minutos.

Se o switch ainda não estiver conectado, reinicie seu sistema doméstico inteligente, o aplicativo do seu sistema doméstico inteligente e seu smartphone ou tablet.

c) Redução dos factores de interferência:
Existem várias circunstâncias externas que podem perturbar a funcionalidade do produto SMART+. Por favor, tente as seguintes para reduzi-las:

- Reduza a distância entre o produto SMART+ Zigbee, o smartphone ou tablet onde o aplicativo do sistema doméstico inteligente está instalado e a unidade de controle ou o próximo membro da rede Zigbee do seu sistema doméstico inteligente.

- Desligue os dispositivos que produzem tráfego adicional na frequência de 2,4-GHz, nas proximidades dos produtos SMART+ e do sistema doméstico inteligente.

- As superfícies que são feitas de materiais condutores de eletricidade podem ter uma influência negativa sobre o sinal Zigbee. Por favor, tente removê-los.

d) Verificar as conexões de Internet e WiFi:
Ao utilizar um sistema doméstico inteligente, certifique-se de que tem uma ligação funcional à rede doméstica/router WiFi, bem como à Internet. Para o fazer, tem de abrir a aplicação doméstica inteligente, certificar-se de que o smartphone ou outro dispositivo compatível que está a utilizar está ligado à mesma rede doméstica WiFi que o sistema doméstico inteligente. Se este não for o caso, reinicie o router WiFi e desligue o sistema doméstico inteligente da tomada durante pelo menos dez segundos e volte a ligá-lo novamente.

e) Adaptado ao sistema:
Pode ajudar a reiniciar o interruptor SMART+ Zigbee em questão e depois reintegrá-lo no sistema doméstico inteligente.

Por favor tente primeiro desligar o interruptor SMART+ Zigbee do sistema doméstico inteligente usando o respectivo aplicativo. Se isso não funcionou, você também pode reiniciar os produtos SMART+ sem usar o aplicativo, consulte a pergunta 5.3.6. (COMO OS SWITCHES ZIGBEE SMART+ PODEM SER REINICIALIZADOS?).

Você pode então integrar novamente o switch SMART+ Zigbee no sistema doméstico inteligente.

f) Suporte por e-mail:
Se um interruptor SMART+ Zigbee ainda não estiver a funcionar como esperado, por favor contacte directamente a nossa equipa de suporte. Nossa equipe de suporte Terá todo o prazer em prestar mais assistência.

5.4.2. O QUE POSSO FAZER SE O MEU PROBLEMA NÃO FOR RESOLVIDO PELAS RESPOSTAS ANTERIORES?

Para obter ajuda adicional, consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros). Se a sua pergunta ainda não for respondida, por favor contacte directamente a nossa equipa de suporte. Nossa equipe de suporte terá o prazer de fornecer mais assistência.

6. Sensor de movimento SMART+ Zigbee

6.1.1. O QUE PRECISO PARA COMEÇAR COM OS SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+?

Você precisa de um sistema doméstico inteligente que seja compatível com o nosso sensor de movimento SMART+ Zigbee. Estes sistemas domésticos inteligentes normalmente requerem um gateway ou ponte doméstica inteligente, uma ligação à Internet para fins de instalação e um dispositivo Android ou iOS com o respectivo aplicativo doméstico inteligente. Nosso Sensor de Movimento SMART+ é atualmente compatível com:

- Amazon Echo Plus e Echo Show (2. Gen)

- OSRAM LIGHTIFY Gateway

- Qivicon/Telecom HomeBase

Para mais informações sobre os sistemas domésticos inteligentes dos nossos parceiros, consulte o Site SMART+ ou a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros).

6.1.2. OS SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ TÊM DE SER MONTADOS?

Todos os nossos sensores de movimento SMART+ Zigbee são plug & play e não precisam de ser montados.

6.1.3. COMO PODE SER INSTALADO O SENSOR DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+?

O sensor de movimento SMART+ Zigbee oferece duas opções de instalação. Você pode instalá-lo com os parafusos ou fita adesiva em superfícies planas ou entre duas paredes que estejam em um ângulo de 90 graus uma da outra. Observe que a instalação do sensor de movimento em superfícies inclinadas influenciará o campo de detecção do sensor. Maiores informações sobre o processo de instalação podem ser encontradas no guia de instalação que acompanha a embalagem.

6.2.1. COMO É QUE OS SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ PODEM SER ACTUALIZADOS?

Os sensores de movimento SMART+ Zigbee podem ser atualizados usando atualizações gratuitas de firmware para, por exemplo, melhorar a usabilidade ou adicionar novas funções ou recursos. Para instalar um novo firmware, seus sensores de movimento SMART+ Zigbee precisam ser conectados a um dos sistemas domésticos inteligentes do parceiro acima mencionado, que está autorizado a instalar nosso firmware. Para atualizações de firmware, os sistemas autorizados atualmente são OSRAM LIGHTIFY, Samsung SmartThings e o sistema Qivicon/Telekom Magenta SmartHome. Consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros) para ver se o sistema doméstico inteligente que está a utilizar é um dos nossos sistemas de parceiros e suporta ou não actualizações de firmware.

6.2.2. POSSO USAR OS SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ SEM UM SMARTPHONE OU TABLET E UM SISTEMA DOMÉSTICO INTELIGENTE?

Para funcionar corretamente, o sensor de movimento SMART+ Zigbee precisa ser configurado em um sistema doméstico inteligente compatível. Portanto, não é possível usar os sensores de movimento SMART+ Zigbee sem um smartphone ou tablet e sem um sistema doméstico inteligente. Para obter mais informações sobre sistemas domésticos inteligentes compatíveis, consulte a seção 2 de perguntas frequentes (SMART+ e Parceiros).

6.2.3. COMO O SENSOR DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ PODE SER CONECTADO A UM SISTEMA COMPATÍVEL?

O sensor de movimento SMART+ Zigbee deve estar em modo de emparelhamento para ser conectado a um sistema compatível. A maneira mais fácil de colocar um sensor de movimento SMART+ no modo de emparelhamento é certificar-se de que ele seja reinicializado e, em seguida, simplesmente remover e reinserir a bateria. Se isto não funcionar, consulte a pergunta 6.4.1 (O QUE POSSO FAZER SE UM SENSOR DE MOVIMENTO SMART+ ZIGBEE NÃO PAGARÁ AO MEU SISTEMA INICIAL SMART?) ou 6.4.2. (O QUE POSSO FAZER SE UM SENSOR DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER FUNCIONANDO?). Para informações detalhadas sobre como emparelhá-los com os diferentes sistemas, consulte o respectivo suporte do fabricante ou consulte a secção 2 das Perguntas Frequentes (SMART+ e Parceiros).

6.3.1. QUE SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ SÃO OFERECIDOS E ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

Você vai encontrar uma visão geral dos produtos SMART aqui.

6.3.2. QUAL É O ALCANCE DE DETECÇÃO DO SENSOR DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+?

O alcance de detecção do sensor de movimento SMART+ Zigbee pode atingir até 4,5 m. O campo de detecção é limitado por um ângulo de detecção de 100 graus que pode ser ajustado através do processo de instalação.

6.3.3. COMO É QUE OS SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ SÃO FORNECIDOS COM ENERGIA?

Os sensores de movimento SMART+ Zigbee são alimentados por baterias e não precisam de uma ligação à rede eléctrica.

6.3.4. QUAL É O ALCANCE SEM FIOS DOS SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+?

Nossos sensores de movimento SMART+ Zigbee usam o padrão sem fio Zigbee, que tem uma freqüência sem fio semelhante à do WiFi. Isso significa que as ondas de rádio podem penetrar nas paredes até um certo ponto. Dependendo do material de construção de um edifício e da existência de obstáculos como paredes, o sinal pode ser prejudicado em certas áreas. Além disso, o sinal não pode penetrar em superfícies que são feitas de materiais condutores de eletricidade.

Desde que o sinal Zigbee não seja prejudicado, ele pode alcançar um alcance de até 30 metros entre dois produtos SMART+ Zigbee. Além disso, o sinal Zigbee é repetido por cada produto SMART+ Zigbee que esteja conectado à rede elétrica e na mesma rede.

6.3.5. COMO É QUE OS SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ PODEM SER REINICIADOS?

Os sensores de movimento individuais SMART+ Zigbee podem ser reajustados para a configuração de fábrica (estado de entrega) e reconfigurados sem que seja necessário reinstalar todo o sistema doméstico inteligente. Basta apagar o sensor de movimento individual no seu sistema doméstico smart. Você também pode reiniciá-lo manualmente. Para reiniciar manualmente um sensor de movimento SMART+ Zigbee, pressione e mantenha pressionado o botão cinza no sensor por pelo menos dez segundos.

6.4.1. O QUE POSSO FAZER SE UM SENSOR DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ NÃO SE ACOPLAR AO MEU SISTEMA DOMÉSTICO INTELIGENTE?

O nosso sensor de movimento SMART+ Zigbee é uma solução plug & play. Normalmente deve ser possível emparelhar o sensor de movimento SMART+ Zigbee simplesmente iniciando o processo de emparelhamento do seu sistema doméstico inteligente e conectando a bateria dos sensores de movimento SMART+ Zigbee.

Se isto não funcionou, siga estes passos:

1. Comece o processo de emparelhamento do seu sistema doméstico inteligente. O seu sistema deve abrir uma janela de emparelhamento na qual os dispositivos Zigbee sejam capazes de emparelhar.
2. Remova a bateria do seu sensor de movimento SMART+ Zigbee.
3. Prima e mantenha premido o botão cinzento durante cerca de 4 Segundos.
4. Insira a bateria e solte o botão cinzento dentro de 1 segundo. O LED de status deve estar piscando azul várias vezes.
5. Em cerca de 30 segundos, o sensor de movimento SMART+ Zigbee deve aparecer no seu sistema.

6.4.2. O QUE POSSO FAZER SE UM SENSOR DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ NÃO ESTIVER FUNCIONANDO?

Trabalhe através da seguinte lista de verificação para excluir fontes de erro comuns. Se você ainda não foi capaz de resolver o erro por conta própria, você pode entrar em contato diretamente com nossa equipe de suporte usando o seguinte link . A nossa equipa de apoio terá todo o prazer em fornecer mais assistência:

a) Verificar a fonte de alimentação:
Certifique-se de que o sensor de movimento SMART+ Zigbee em questão tem uma fonte de alimentação funcional. Verifique se a bateria está inserida corretamente e se ainda tem muita energia restante. Você vê se o sensor tem energia se piscar em verde quando o movimento é detectado.

b) Reiniciando:
Por favor remova a bateria do seu sensor de movimento SMART+ Zigbee. Espere alguns segundos e depois coloque a bateria novamente.

c) Redução dos factores de interferência:
Existem várias circunstâncias externas que podem perturbar a funcionalidade do produto SMART+. Por favor, tente as seguintes para reduzi-las:

- Reduza a distância entre o produto SMART+ Zigbee, o smartphone ou tablet onde o aplicativo do sistema doméstico inteligente está instalado e a unidade de controle ou o próximo membro da rede Zigbee do seu sistema doméstico inteligente.

- Desligue os dispositivos que produzem tráfego adicional na frequência de 2,4-GHz, nas proximidades dos produtos SMART+ e do sistema doméstico inteligente.

- As superfícies que são feitas de materiais condutores de eletricidade podem ter uma influência negativa sobre o sinal Zigbee. Por favor, tente removê-las.

d) Verificação de conexões de Internet e WiFi:
Ao utilizar um sistema doméstico inteligente, certifique-se de que tem uma ligação funcional à rede doméstica/router WiFi, bem como à Internet. Para o fazer, tem de abrir a aplicação doméstica inteligente, certificar-se de que o smartphone ou outro dispositivo compatível que está a utilizar está ligado à mesma rede doméstica WiFi que o sistema doméstico inteligente. Se este não for o caso, reinicie o router WiFi e o seu sistema doméstico inteligente.

e) Adaptado ao sistema:
Por vezes pode ajudar a reiniciar o sensor de movimento SMART+ Zigbee em questão e depois reintegrá-lo no sistema doméstico inteligente.

Por favor, tente primeiro desligar o sensor de movimento SMART+ Zigbee do sistema doméstico inteligente usando o respectivo aplicativo. Se isso não funcionar, você também pode reinicializar os produtos SMART+ sem usar o aplicativo, consulte a pergunta 6.3.5. (COMO OS SENSORES DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ PODEM SER REINICIALIZADOS?).

Você pode então integrar novamente o sensor de movimento SMART+ Zigbee no sistema doméstico inteligente.

f) Suporte por e-mail:
Se um sensor de movimento SMART+ Zigbee ainda não estiver a funcionar como esperado, por favor contacte directamente a nossa equipa de apoio. Nossa equipe de suporte terá todo o prazer em prestar mais assistência.

6.4.3. COMO SE PODE GARANTIR QUE O SENSOR DE MOVIMENTO ZIGBEE SMART+ ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE?

Um gateway ou ponte smart compatível tem de estar a funcionar e tem de estar operacional para garantir que um sensor de movimento no sistema smart está a funcionar correctamente e de forma fiável. Além disso, a temperatura ambiente ou ambiente deve diferir em pelo menos 3°C da temperatura corporal da(s) pessoa(s) a ser(em) detectada(s) pelo sensor.

6.4.4. O QUE POSSO FAZER SE O MEU PROBLEMA NÃO FOR RESOLVIDO PELAS RESPOSTAS ANTERIORES?

Para obter ajuda adicional, consulte a secção 2 das FAQ (SMART+ e Parceiros). Se a sua pergunta ainda não for respondida, por favor contacte directamente a nossa equipa de suporte. Nossa equipe de suporte terá o prazer de fornecer mais assistência.

SMART+ e Parceiros

1. Alexa Amazônica

1.1.1. QUAIS DISPOSITIVOS DA AMAZON ALEXA SÃO COMPATÍVEIS COM OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE?

Nossos produtos SMART+ Zigbee são diretamente compatíveis sem a necessidade de um gateway externo ou separado para o Amazon Echo Plus e o Amazon Echo Show (2. Gen.). Para todos os outros dispositivos Amazon Alexa como o Amazon Echo ou o Amazon Echo Dot você precisará contar com sistemas de gateway de terceiros como os que nossos parceiros fornecem. Com eles você será capaz de conectar nossos produtos SMART+ Zigbee ao Amazon Alexa através de uma habilidade do Amazon Alexa. Se você não quiser confiar em um sistema de terceiros, nosso portfólio SMART+ Bluetooth oferece a possibilidade de conectar os produtos SMART+ com os produtos Amazon Alexa que não têm um gateway embutido (Amazon Echo, Amazon Echo Dot, ...) com o uso do aplicativo gratuito LEDVANCE SMART+.

1.1.2. COMO POSSO EMPARELHAR PRODUTOS SMART+ ZIGBEE COM UM ECO AMAZON PLUS OU AMAZON ECHO SHOW (2.GEN. PARA CIMA)?

Os produtos SMART+ Zigbee devem estar em modo de emparelhamento para poderem ser conectados. A maneira mais fácil de colocar os produtos SMART+ Zigbee no modo de emparelhamento é certificar-se de que eles sejam reinicializados e, em seguida, simplesmente conectá-los à eletricidade. Se você ligar um produto SMART+ Zigbee pela primeira vez, ele estará automaticamente no modo de emparelhamento. Antes de conectar seu produto SMART+ Zigbee à eletricidade, basta pedir ao Alexa para descobrir seu dispositivo. Diga "Descubra meus dispositivos", ou selecione "Adicionar dispositivo" na seção "Dispositivos" do aplicativo Alexa. Para mais informações sobre como acoplar dispositivos a um dispositivo do Amazon Alexa, por favor, consulte a respectiva página do Alexa ajuda e atendimento ao cliente website.

1.1.3. COMO POSSO EMPARELHAR OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE COM UM DISPOSITIVO AMAZON ALEXA SEM UM GATEWAY ZIGBEE EMBUTIDO?

Os produtos SMART+ Zigbee podem ser emparelhados com dispositivos do Amazon Alexa sem a necessidade de um gateway, como o Amazon Echo ou o Amazon Echo Dot, através de um sistema de terceiros e sua habilidade no Amazon Alexa. Para emparelhar um produto SMART+ Zigbee com um sistema de terceiros, certifique-se de que são compatíveis e consulte a sua página de suporte para obter informações detalhadas sobre o seu processo de emparelhamento. Após um emparelhamento bem sucedido com o sistema de terceiros, por favor abra o aplicativo Amazon Alexa e vá para o item de menu 'Habilidades'. Lá você pode encontrar a habilidade do terceiro sistema escolhido. Siga as instruções na tela para completar o processo de emparelhamento. Depois disso, peça ao Alexa para descobrir o seu aparelho. Diga, "Discover my devices", ou selecione 'Add Device' na seção 'Devices' da aplicação Alexa. Para mais informações sobre como associar dispositivos a um dispositivo do Alexa, por favor consulte a respectiva página do Alexa ajuda e atendimento ao cliente website.

1.1.4. QUAIS OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE COMPATÍVEIS COM UM ECO AMAZON PLUS OU AMAZON ECHO SHOW (2.GEN. PARA CIMA)?

Produtos Estado de Compatibilidade
Lâmpadas SMART+ Zigbee
SMART+ Zigbee Luminaires
SMART+ Plugues Zigbee
Switches SMART+ Zigbee
Sensor de Movimento SMART+ Zigbee

1.2.1. QUE CARACTERÍSTICAS OFERECEM OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE EM COMBINAÇÃO COM O SISTEMA ALEXA AMAZON?

As características oferecidas através do sistema Amazon Alexa com os nossos produtos SMART+ Zigbee são múltiplas. Você pode controlar os produtos SMART+ Zigbee através do aplicativo, comandos de voz ou outros controladores como os nossos Sensores de Movimento SMART+. Existem muitas outras possibilidades para automatizar a sua casa, por exemplo, com rotinas ou outros recursos inteligentes oferecidos através do aplicativo Amazon Alexa. Para mais informações, consulte os websites da Amazon e os seus ajuda e atendimento ao cliente.

1.3.1. O MEU SISTEMA DOMÉSTICO SMART NÃO FOI MENCIONADO AQUI, POSSO CONTINUAR A UTILIZAR OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE COM ELE?

De modo geral, os produtos SMART+ Zigbee são compatíveis com todos os sistemas domésticos inteligentes que utilizam Zigbee. Contudo, devido às restrições impostas pelo respectivo fabricante do sistema, só podemos assegurar a compatibilidade e funcionalidade total dos nossos produtos com os nossos sistemas parceiros aqui mencionados.

1.3.2. ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ALEXA SMART HOME SYSTEM?

Informações mais detalhadas sobre o sistema Alexa smart home podem ser encontradas na respectiva Amazon ajuda e atendimento ao cliente website.

2. OSRAM LIGHTIFY

2.1.1. O QUE PRECISO PARA COMEÇAR A UTILIZAR O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO?

Para utilizar o sistema OSRAM LIGHTIFY, terá de comprar a OSRAM LIGHTIFY gateway. Particularmente não é possível utilizar o aplicativo OSRAM LIGHTIFY com nossos produtos SMART+ Zigbee sem um gateway OSRAM LIGHTIFY. Para mais requisitos de sistema, por favor consulte a OSRAM LIGHTIFY página de suporte .

2.1.2. COMO É QUE OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE PODEM SER LIGADOS AO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO?

Antes de começar, certifique-se de que o seu sistema LIGHTIFY está devidamente instalado e tem as últimas actualizações. Para integrar novos produtos SMART+ Zigbee, basta pressionar '+' na parte superior direita da aplicação LIGHTIFY na tela 'Devices' e seguir as instruções da aplicação. Pode levar até três minutos para configurar a conexão para os produtos SMART+ Zigbee. Para obter informações detalhadas, consulte a aplicação OSRAM LIGHTIFY página de apoio.

2.1.3. ONDE POSSO ENCONTRAR O CÓDIGO QR NECESSÁRIO PARA O COMISSIONAMENTO DO APLICATIVO LIGHTIFY?

O aplicativo Lightify requer que você digitalize um código QR para o comissionamento do sistema. Este código QR só pode ser encontrado na parte de trás de um gateway LIGHTIFY da OSRAM. Nenhum outro código QR, especialmente nenhum código QR dos nossos produtos SMART+ Zigbee ou Bluetooth, permitirá que você use o aplicativo OSRAM LIGHTIFY.

2.1.4. QUE PRODUTOS ZIGBEE SMART+ SÃO COMPATÍVEIS COM O SISTEMA OSRAM LIGHTIFY?

Produtos Estado de Compatibilidade
Lâmpadas SMART+ Zigbee
SMART+ Zigbee Luminaires
SMART+ Plugues Zigbee
Switches SMART+ Zigbee
Sensor de Movimento SMART+ Zigbee

2.2.1. QUANTOS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE POSSO ADICIONAR A UM SISTEMA LIGHTIFY?

Você pode conectar até 50 produtos SMART+ Zigbee ao sistema LIGHTIFY. O número máximo de Switches SMART+ por sistema OSRAM LIGHTIFY é limitado a 15 e o número máximo de Sensores de Movimento SMART+ a 10.

2.2.2. COMO OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE PODEM SER ATUALIZADOS USANDO O APLICATIVO LIGHTIFY?

Os produtos SMART+ Zigbee podem ser atualizados usando atualizações gratuitas de firmware para, por exemplo, melhorar a usabilidade ou adicionar novas funções ou recursos.

Esta é a forma de instalar uma nova actualização de firmware:

Por favor verifique primeiro se o seu gateway OSRAM LIGHTIFY está conectado à Internet e está iluminado a verde. Você pode obter o firmware recentemente disponível para produtos SMART+ gratuitamente usando a função Settings >> System Update no aplicativo LIGHTIFY. Por favor, atualize sempre o LIGHTIFY Gateway primeiro antes de instalar o firmware para as suas lâmpadas e luminárias. Pode demorar alguns minutos após a actualização ter sido iniciada. A barra de carga na tela de atualização do sistema da aplicação LIGHTIFY indica o status da atualização. Não desligue nem o gateway nem os produtos SMART+ Zigbee enquanto a atualização estiver em andamento.

2.3.1. O MEU SISTEMA DOMÉSTICO SMART NÃO FOI MENCIONADO AQUI, AINDA POSSO USAR OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE COM ELE?

De modo geral, os produtos SMART+ Zigbee são compatíveis com todos os sistemas domésticos inteligentes que utilizam Zigbee. Contudo, devido às restrições impostas pelo respectivo fabricante do sistema, só podemos assegurar a compatibilidade e funcionalidade total dos nossos produtos com os nossos sistemas parceiros aqui mencionados.

2.3.2. ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA OSRAM LIGHTIFY?

Informações mais detalhadas sobre o sistema OSRAM LIGHTIFY podem ser encontradas no sistema OSRAM LIGHTIFY página superior.

3. Telekom Magenta SmartHome / Qivicon

3.1.1. COMO É QUE OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE PODEM SER LIGADOS AO SISTEMA TELEKOM MAGENTA SMARTHOME?

Os produtos SMART+ Zigbee devem estar em modo de emparelhamento para conectá-los. A maneira mais fácil de colocar os produtos SMART+ Zigbee no modo de emparelhamento é certificar-se de que eles sejam reinicializados e, em seguida, simplesmente conectá-los à eletricidade. Se você ligar um produto SMART+ Zigbee pela primeira vez, ele estará automaticamente no modo de emparelhamento. Navegue no aplicativo Magenta SmartHome até a tela de emparelhamento e selecione seu produto SMART+ Zigbee através do assistente passo a passo. O assistente deve fornecer-lhe informações detalhadas sobre como emparelhar o seu produto. Para mais informações, por favor consulte a Telekom Magenta SmartHome página de suporte ou a comunidade Qivicon.

3.1.2. QUE PRODUTOS SMART+ ZIGBEE SÃO COMPATÍVEIS COM O SISTEMA TELEKOM MAGENTA SMARTHOME?

Produtos Estado de Compatibilidade
Lâmpadas SMART+ Zigbee
SMART+ Zigbee Luminaires
SMART+ Plugues Zigbee
Switches SMART+ Zigbee
Sensor de Movimento SMART+ Zigbee

3.2.1. COMO POSSO CONFIGURAR OS BOTÕES DO INTERRUPTOR DO SMART+?

Os botões do SMART+ Switch não têm uma configuração padrão no sistema Telekom Magenta SmartHome. Portanto, eles precisam ser configurados através do recurso de cenas do aplicativo. Note que a funcionalidade de cenas foi introduzida com a versão 5.2 do aplicativo Magenta SmartHome. Se você usar uma versão mais antiga do aplicativo Magenta SmartHome, por favor, consulte o seu página de apoio ou a comunidade Qivicon.

1. Adicione o seu SMART+ Switch ao sistema como descrito no aplicativo Magenta SmartHome.
2. Navegue até o menu 'Cenas' e crie uma nova cena.
3. Selecione os dispositivos que você deseja controlar com um dos quatro botões do SMART+ Switch e configure-os para a configuração desejada, que deve ser acionada por um pressionamento no respectivo botão.
4. Conecte o interruptor SMART+ à cena conforme descrito no aplicativo Magenta SmartHome e siga as instruções para selecionar o botão desejado do interruptor.
5. Após terminar a criação da cena, o botão selecionado deverá ser capaz de acionar a cena selecionada.

Por favor, note que a funcionalidade de impressão de longa duração do interruptor SMART+, como conhecido do sistema OSRAM LIGHTIFY, não é suportada pelo sistema Telekom Magenta SmartHome. Portanto, só é possível armazenar 4 comandos diferentes para o SMART+ Switch no aplicativo Magenta SmartHome.

3.2.2. COMO OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE PODEM SER ATUALIZADOS USANDO O APLICATIVO MAGENTA SMARTHOME?

Os produtos SMART+ Zigbee podem ser atualizados usando atualizações gratuitas de firmware, por exemplo, para melhorar a usabilidade ou adicionar novas funções ou recursos. Se houver uma atualização no aplicativo Magenta SmartHome disponível, você receberá uma notificação do aplicativo. A actualização pode ser iniciada seleccionando a notificação específica e seguindo os passos fornecidos pela aplicação. Não desligue nem o gateway nem os produtos SMART+ Zigbee enquanto a atualização estiver em andamento.

3.3.1. O MEU SISTEMA DOMÉSTICO SMART NÃO FOI MENCIONADO AQUI, AINDA POSSO USAR OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE COM ELE?

De modo geral, os produtos SMART+ Zigbee são compatíveis com todos os sistemas domésticos inteligentes que utilizam Zigbee. Contudo, devido às restrições impostas pelo respectivo fabricante do sistema, só podemos assegurar a compatibilidade e funcionalidade total dos nossos produtos com os nossos sistemas parceiros aqui mencionados.

3.3.2. ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA TELEKOM MAGENTA SMARTHOME?

Informações mais detalhadas sobre o sistema Telekom Magenta SmartHome podem ser encontradas no seu página de suporte ou na comunidade Qivicon.

4. Samsung SmartThings

4.1.1. COMO É QUE OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE PODEM SER LIGADOS AO SISTEMA SAMSUNG SMARTTHINGS?

Os produtos SMART+ Zigbee têm de estar em modo de emparelhamento para poderem ser ligados. A maneira mais fácil de colocar os produtos SMART+ Zigbee no modo de emparelhamento é certificar-se de que eles sejam reinicializados e depois simplesmente conectá-los à eletricidade. Se você ligar um produto SMART+ Zigbee pela primeira vez, ele estará automaticamente no modo de emparelhamento. Para emparelhar um dispositivo, siga as instruções fornecidas pela aplicação Samsung SmartThings. Será necessário abrir a janela de emparelhamento do sistema SmartThings e ligar os seus produtos SMART+ Zigbee à electricidade. Para informações detalhadas, por favor consulte a sua página de suporte.

4.1.2. QUE PRODUTOS SMART+ ZIGBEE SÃO COMPATÍVEIS COM O SISTEMA SAMSUNG SMARTTHINGS?

Produtos Estado de Compatibilidade
Lâmpadas SMART+ Zigbee
SMART+ Zigbee Luminaires
SMART+ Plugues Zigbee
Switches SMART+ Zigbee
Sensor de Movimento SMART+ Zigbee

4.2.1. O MEU SISTEMA DOMÉSTICO SMART NÃO FOI MENCIONADO AQUI, AINDA POSSO USAR OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE COM ELE?

De modo geral, os produtos SMART+ Zigbee são compatíveis com todos os sistemas domésticos inteligentes que utilizam Zigbee. Contudo, devido às restrições impostas pelo respectivo fabricante do sistema, só podemos assegurar a compatibilidade e funcionalidade total dos nossos produtos com os nossos sistemas parceiros aqui mencionados.

4.2.2. ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA SAMSUNG SMARTTHINGS?

Informações mais detalhadas sobre o sistema SmartThings da Samsung podem ser encontradas no seu página de suporte .

5. CASA SCHWAIGER4YOU

5.1.1. COMO É QUE OS PRODUTOS ZIGBEE SMART+ PODEM SER LIGADOS À CASA SCHWAIGER4YOU?

Os produtos SMART+ Zigbee devem estar em modo de emparelhamento para poderem ser conectados. A maneira mais fácil de colocar os produtos SMART+ Zigbee no modo de emparelhamento é certificar-se de que eles sejam reinicializados e, em seguida, simplesmente conectá-los à eletricidade. Se você ligar um produto SMART+ Zigbee pela primeira vez, ele estará automaticamente no modo de emparelhamento. Para emparelhar um dispositivo, siga as instruções fornecidas pela aplicação SCHWAIGER HOME4YOU. Será necessário abrir a janela de emparelhamento do sistema SCHWAIGER HOME4YOU e ligar os seus produtos SMART+ Zigbee à electricidade. Para informações detalhadas, por favor consulte o seu página de suporte ou seus blog de vídeo.

5.1.2. QUE PRODUTOS SMART+ ZIGBEE SÃO COMPATÍVEIS COM O SISTEMA SCHWAIGER HOME4YOU?

Produtos Estado de Compatibilidade
Lâmpadas SMART+ Zigbee
SMART+ Zigbee Luminaires
SMART+ Plugues Zigbee
Switches SMART+ Zigbee
Sensor de Movimento SMART+ Zigbee

5.2.1. O MEU SISTEMA DOMÉSTICO SMART NÃO FOI MENCIONADO AQUI, AINDA POSSO USAR OS PRODUTOS SMART+ ZIGBEE COM ELE?

De modo geral, os produtos SMART+ Zigbee são compatíveis com todos os sistemas domésticos inteligentes que utilizam Zigbee. Contudo, devido às restrições impostas pelo respectivo fabricante do sistema, só podemos assegurar a compatibilidade e funcionalidade total dos nossos produtos com os nossos sistemas parceiros aqui mencionados.

5.2.2. ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA SCHWAIGER HOME4YOU?

Informações mais detalhadas sobre o sistema SCHWAIGER HOME4YOU podem ser encontradas no seu página de suporte ou seus blog de vídeo.

Suporte SMART+

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